AVISO: A produção e envio dos produtos disponíveis na Loja apenas será retomado a 18 de agosto.

Saúde: O nosso bem mais precioso

Saúde: O nosso bem mais precioso

Os últimos meses deixaram ainda mais evidente como a saúde é, de facto, o nosso bem mais precioso. Sem um corpo e mente saudáveis não conseguimos desfrutar de todas as coisas boas da vida.

Neste sentido, a OMS criou o Dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de abril. Tem como objetivo alertar a população sobre problemas que afetam a saúde pública e difundir informações e recomendações para que tenham uma vida mais saudável.

Hoje vamos falar da importância de cuidares de ti através da medicina preventiva bem como a adoção de hábitos de vida saudáveis!

Saúde: Cuida do teu corpo e mente e garante mais qualidade de vida

São muitos os fatores que podem influenciar a nossa qualidade de vida, contudo a saúde é sem dúvida um dos mais importantes.

Isso porque estar saudável significa desfrutar de um estado completo de bem-estar físico, mental e social. É o equilíbrio entre os diversos âmbitos da vida.

E como podes conquistar todos estes benefícios para a tua vida? Seguindo as recomendações básicas.

Ter atenção à alimentação

Ter uma alimentação saudável é muito importante e faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa. Ao alimentares-te bem podes ajudar a fortalecer o sistema imunitário, melhorar a qualidade do sono, o humor…

Para que o teu menu do dia-a-dia seja saudável deves incluir alimentos variados que contenham todos os grupos alimentares. Como por exemplo, carboidratos, vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, reduzir ou evitar o consumo de alimentos processados e substituí-los pelos naturais é essencial para uma dieta mais equilibrada.

Mantém-te hidratada

Para te manteres saudável, o corpo precisa de alimento, mas também de hidratação. Por isso, é muito importante beberes pelo menos 2 litros de água por dia, um hábito que muitos ainda não praticam.

A água é indispensável para o bom funcionamento dos nossos órgãos, além de ajudar na hidratação do corpo.

Qualidade do sono

Ter uma boa noite de sono é essencial para aproveitar melhor o dia. A recomendação é ter pelo menos 8 horas de sono diárias, pois quando nos privamos deste momento de descanso podem surgir alguns problemas.

Alguns exemplos dessas condições desagradáveis e até graves, são:

  • Desenvolvimento de diabetes
  • Depressão
  • Obesidade
  • Doenças renais
  • Comprometimento do sistema imunitário

Pratica atividades físicas

Dedicas um tempo do teu dia ao exercício? Se a resposta foi não, então deves mudar o quanto antes e eliminar o sedentarismo da tua vida.

Não é só quem quer perder peso que deve fazer atividades físicas, pois os benefícios vão muito além da estética.

Manteres-te ativa vai favorecer o ganho de massa muscular e a libertação de endorfinas, que reduzem a ansiedade, o stress e melhoram o humor. Além disso, contribuem para uma melhor noite de sono.

Aposta na medicina preventiva

Fazer exames e check-ups regularmente também é importante. Por mais que tenhas hábitos de vida saudáveis, não deves deixar de incluir a medicina preventiva na tua rotina.

Isso porque a maior parte das doenças crônicas são assintomáticas, por isso, é fundamental realizares exames periodicamente. Este hábito vai contribuir para um diagnóstico muito específico sobre o funcionamento do teu corpo.

Cuida da saúde mental

Quando falamos em qualidade de vida, não nos referimos apenas ao corpo, mas também à mente.

Por isso, o bem-estar físico deve estar acompanhado pelo emocional. Manter o cérebro ativo e incluir atividades de lazer no dia-a-dia são fundamentais neste sentido.

Procura alguma atividade e não tenhas medo de aprender coisas novas. Novos desafios são certamente formas de manter a nossa mente sempre ativa.

Lembra-te, a saúde é o nosso bem mais precioso, cuida dela com carinho, aumenta a longevidade e garante uma vida mais feliz!

PARTILHA ESTE ARTIGO