AVISO: A produção e envio dos produtos disponíveis na Loja apenas será retomado a 18 de agosto.

Medicina Ayurvedica: 6 curiosidades que precisas conhecer

Medicina Ayurvedica 6 curiosidades que precisas conhecer

A medicina Ayurvedica consiste numa filosofia oriental milenar. Foi desenvolvida na Índia e os objetivos são os cuidados com a mente, o espírito e o corpo do indivíduo.

O significado de Ayurveda está associado ao conhecimento da vida. Trata-se do que é bom e mau, de uma vida de felicidade e infelicidade, do que promove ou não o desenvolvimento, da medida exata das coisas e da natureza.

Já ouviste falar neste tipo de medicina? Vamos explicar tudo sobre o tema e ainda 6 curiosidades.

Conhece 6 diferentes abordagens da Medicina Ayurvedica

A medicina ayurvedica ou ayurveda é um termo que tem origem no sânscrito, cujo significado é “ciência da vida”. Este é o sistema mais antigo de medicina com cerca de 5 mil anos.

De acordo com esta filosofia, adoecemos devido aos desequilíbrios dos “doshas” – espécies de “humores”. Os doshas podem ser classificados em:

  • Vata – Espaço e ar
  • Pitta – Fogo e água
  • Kapha – Terra e água

De acordo com este tipo de medicina, todos possuímos estes três doshas no corpo físico e dois mentais, sendo que um deles sempre será mais evidente.

Isso irá depender não só da constituição física da pessoa, mas também dos desequilíbrios que apresenta num determinado momento.

Com base neste raciocínio, o tratamento ayurvedico inicia uma combinação de alimentação e rotina diária, junto com outros procedimentos para cada pessoa.

Dito isto, conhece de seguida os 6 diferentes tipos de abordagem da medicina ayurvedica.

1 – Alimentação

A medicina ayurvedica recomenda uma dieta com alimentos de produção regional e sazonais. Ou seja, de acordo com a estação do ano em que são cultivados.

O melhor tipo de alimentação deve considerar ainda o dosha, perfil baseado em determinadas características individuais.

Pessoas pitta, por exemplo, não devem exagerar em alimentos de sabor picante, que acentuam o fogo e podem provocar um desequilíbrio.

2 – Terapias

Baseia-se no uso de diversas terapias naturais e alternativas, como cromoterapia, aromaterapia, meditação com repetição de mantras…

Todas ajudam tanto no tratamento do corpo físico, como na energia e propósito de vida do indivíduo.

3 – Plantas medicinais

A fitoterapia é um importante pilar das medicinas orientais e não é diferente com a medicina ayurvedica.

Plantas, ervas e raízes são utilizadas nos mais diversos tipos de propriedades na forma de chás, cápsulas ou até mesmo xaropes.

4 – Massagens

Esta medicina combina diversas técnicas de massagens. O principal objetivo é aumentar a circulação dos fluidos vitais no corpo, facilitando a eliminação de toxinas e nutrindo os tecidos do organismo.

Geralmente, essas massagens são feitas com óleos ou ervas em pó.

5 – Purificações

Para equilibrar os doshas e manter o estado de saúde, existem tratamentos que eliminam “ama”, aquilo que não foi digerido e pode provocar doenças.

O Ama-Pachana segue uma dieta ayurvedica centrada na purificação, pacificação e desintoxicação do organismo, especificamente do sistema digestivo. É o caso das limpezas de intestino e das vias respiratórias.

6 – Yoga

Yoga e ayurveda caminham juntas, uma vez que ambas estão entre as principais filosofias indianas. A prática de meditação, respiração e posturas é recomendada como parte de uma rotina saudável e por isso faz parte da medicina Ayurvedica.

Descobre o teu dosha

Conforme dito, todas as pessoas possuem um dosha predominante. De seguida, listamos as principais características de cada um, para que descubras qual é o teu.

1 – Pitta

É o dosha cujo elemento fogo predomina. As características são a fala bem articulada, fome intensa, intelecto aguçado, habilidade empreendedora, atração por desafios, agilidade e ciúmes.

Também não gostam de ser contrariadas e têm tendência a irritar-se facilmente.

2 – Kapha

Resulta da união entre os elementos água e terra. Em relação à personalidade, são tranquilas, relaxadas, afetuosas e tolerantes.

Possuem um sono pesado, digestão lenta e têm tendência à obesidade, embora raramente fiquem doentes. O dosha kapha possui também movimentos mais lentos e demoram um pouco mais para assimilar informações novas.

3 – Vata

A estrutura deste dosha é composta pelos elementos éter e água. A personalidade é marcada pela criatividade acima de média, entusiasmo, rapidez para executar tarefas (embora tenha facilidade para se distrair) e disposição de ânimo irregular.

Vata ainda é marcado pela tendência a ter prisão de ventre, insónia e excesso de preocupações.

Se ficaste interessada ficas a saber que qualquer pessoa pode obter o tratamento com a medicina ayurvedica. Não há restrição de idade ou gênero, de forma que todos podem beneficiar da visão integrativa desta Medicina Indiana.

PARTILHA ESTE ARTIGO