Com uma vida atribulada e cheia de responsabilidades muitas vezes esquecemo-nos do nosso próprio bem estar. E acredita, quando tu não estás bem, possivelmente, quem está à tua volta também não vai estar. Por isso, hoje falamos-te de autocuidado.
Isso significa cuidares de ti mesma. Ou seja, estares atenta às tuas necessidades e procurar desenvolver hábitos que visam o teu bem-estar. E, assim quem está ao teu redor também será incentivado por estas práticas.
Quanto do teu tempo dedicas a ti própria? Como está a tua saúde física e mental?
Lembra-te sempre: vivemos num círculo social e afetivo com diversas pessoas, que acabam por ser influenciadas pelos nossos hábitos e estado de espírito.
Hoje vais descobrir a importância de cultivar hábitos de autocuidado para ti e para os outros. Ora continua a ler.
Autocuidado: A importância do mesmo na tua vida!
De fato, cuidar de amigos, familiares ou pessoas por quem temos um carinho especial traz um sentimento positivo e é importante. Porém não é saudável cuidares dos outros e negligenciares a tua própria pessoa.
Cuidar de ti também é de extrema importância e isso não significa negar cuidados aos outros. Pelo contrário, cuidar de ti é garantir também que estarás bem quando precisares de ajudar alguém.
É por essa razão que o autocuidado é tão importante. Os hábitos que envolvem esse cuidado vão trazer-te mais saúde e disposição para continuares o teus projetos. Mas, vão ajudar-te também a cuidar das pessoas que amas.
Mas que práticas consistem no autocuidado? Basicamente é estares atenta às necessidades que o teu corpo e a tua mente exigem.
A partir do momento que adquires essa consciência, naturalmente passarás a evitar hábitos nocivos à tua saúde física e mental. A par disso vais também adotar medidas de prevenção contra doenças, e também evitar situações de risco.
Que hábitos devo adotar para praticar o autocuidado?
O autocuidado está relacionado com diversos aspectos da nossa vida, nomeadamente em termos físicos e mentais. Por isso, somente um conjunto de ações é capaz de proporcionar o bem-estar que resulta destes hábitos e trazem uma vida mais longa e feliz.
1 – Cuida da saúde do teu corpo
Somos certamente uma geração privilegiada devido à facilidade com que temos acesso a informações. Por isso é de conhecimento geral que hábitos e práticas trazem saúde e bem-estar.
Atividades físicas e alimentação saudável são a base para qualquer pessoa que deseje cuidar-se mais. Sabemos que não é fácil, a rotina muitas vezes obriga-nos a tomar o “caminho mais curto”, mas sabe que é possível.
Com o tempo estas práticas tornam-se naturais, e ao perceberes os resultados positivos, passas a realizá-las sem esforço ou sacrifício.
2 – Cuida da saúde da tua mente
A saúde mental também é de extrema importância numa rotina de autocuidado. E estar em equilíbrio com as próprias emoções não é uma tarefa nada fácil.
Todos encaramos problemas e dificuldades ao longo da vida, e saber lidar com estes obstáculos é o que determina o estado da tua mente e espírito.
Portanto, rodeia-te de pessoas que te fazem bem, e aprende a dizer não às que te fazem mal. Tem uma vida social independente das relações de trabalho e não tenhas medo de procurar ajuda quando sentires que estás a precisar.
E claro, isso não significa que estarás bem todos os dias… Os problemas ainda vão continuar a surgir.
Entretanto, se praticares estas ações de autocuidado estarás muito mais preparada para lidar com os obstáculos. Além de aproveitares uma vida mais saudável, plena e feliz.