AVISO: A produção e envio dos produtos disponíveis na Loja apenas será retomado a 18 de agosto.

A importância do descanso

A importância do descanso

Já paraste para pensar na quantidade de atividades que fazem parte da tua rotina? Trabalhar, estudar, tratar da casa… Muitas vezes damos por nós a pensar que o descanso é impossível.

Mas acredita, é preciso teres tempo para descansares para conseguires manter a tua saúde física e mental.

Ou és daquelas pessoas que acha que descansar é uma perda de tempo? Bem, se pensas assim, este artigo é para ti!

Descanso: Por que é fundamental para a saúde do corpo e da mente?

Tirar um período para descansar é algo essencial para a saúde, assim como boa alimentação e atividades físicas.

Isso porque o relaxamento proporciona ao corpo bem-estar físico e mental. O descanso à noite, por exemplo, ajuda a recuperar a energia, vitalidade e restabelecer a capacidade de raciocinar.

Inclusive, diversos estudos demonstraram que o sono adequado possui impacto direto nas nossas reservas imunitárias. Além disso, é necessário para adquirir o entusiasmo de viveres e sentires-te melhor e mais alegre.

E se acreditas que descansar vai prejudicar o teu tempo de produtividade, posso já dizer-te que é exatamente o contrário!

Se não dormires bem e não relaxares, com o tempo o teu corpo e mente vão cobrar na forma de exaustão e stress.

Dito isso, é importante esclarecer que o descanso não consiste somente numa boa noite de sono, mas também na inclusão de outras atividades relaxantes e prazerosas na rotina.

Por isso, de seguida listamos algumas dicas do que podes fazer para descansares após um dia cansativo de trabalho.

1 – Evitar bebidas estimulantes

Se tens dificuldade em relaxar e descansar após as atividades, então é melhor evitares o consumo de bebidas estimulantes como café e energéticos.

Dá preferência a infusões que tenham propriedades relaxantes, como camomila, passiflora, valeriana, lavanda e erva cidreira.

2 – Aprender a relaxar

És daquelas pessoas que fica a pensar no trabalho mesmo após o horário de expediente? Isso pode prejudicar a tua saúde, criar stress e ansiedade.

Por isso, limpa a tua mente quando estiveres longe dos problemas e foca-te no presente para conseguires relaxar.

Assim, vais sentir-te renovada e terás mais condições de resolver questões que ficaram pendentes no trabalho.

3 – Investir no teu lazer

Conforme dito, o descanso não consiste somente numa noite bem dormida. É um período em que desligas das obrigações e pode ser aproveitado de todas as maneiras possíveis e imagináveis.

Ir ao cinema, ao teatro, a um bom restaurante, concertos, estar com a família e amigos… Estes são alguns dos programas que podes fazer para renovar as energias e sentires-te melhor.

4 – Aproveitar o tempo em casa

Este conselho pode parecer estranho, mas a verdade é que muitos não o fazem por ter uma rotina atribulada. Estão sempre preocupados com as tarefas que precisam realizar.

Que tal começares a cultivar uma pequena horta na tua varanda? Ou criar um espaço relaxante para veres o pôr do sol, por exemplo?

Estas pequenas atitudes ajudam a criar uma conexão com o lar e perceber como os ambientes podem ser acolhedores.

5 – Meditar

A meditação é uma prática milenar de relaxamento que, comprovadamente, traz benefícios à saúde.

Mas, ao contrário do que muitos acreditam, meditar não consiste em esvaziar a mente, mas sim mantê-la focada numa palavra, objeto ou pensamento positivo.

Se desejas começar a meditar podes encontrar facilmente na internet diversas aplicações de meditação guiada.

6 – Aromaterapia

A aromaterapia é feita através da inalação dos óleos essenciais puros que são substâncias extraídas das plantas. Possui propriedades curativas e assim proporciona o reequilíbrio entre o corpo, mente e espírito.

Alguns óleos essenciais, como o de lavanda, por exemplo, são excelentes para relaxares e descansares após um longo dia. Coloca algumas gotas num difusor e experimenta a sensação.

Agora que já conheces a importância do descanso, inspira-te nestas dicas e escolhe a atividade que mais te proporciona relaxamento e bem-estar.

PARTILHA ESTE ARTIGO