Ter uma casa limpa e cheirosa é um dos melhores prazeres da vida. Mas, atualmente, os cuidados com a limpeza e higiene do lar ganharam uma proporção muito maior, sendo essenciais para livrar o espaço de possíveis vírus e tóxicos.
Manter a casa livre destes componentes é fundamental para evitar a proliferação de fungos, germes e bactérias. Se estás à procura de dicas para manter a tua casa limpa e higienizada, então continua a leitura!
Temos 5 dicas simples, mas muito eficazes que irão manter a tua casa totalmente limpa.
Tóxicos: Cuida da limpeza e higienização da tua casa com 5 dicas
Os microrganismos invisíveis são extremamente prejudiciais para a saúde. Como muitas vezes não os conseguimos detetar acabam por se acumular nas divisões.
É importante prevenir a propagação e cuidar da limpeza e eliminação destes tóxicos que podem causar problemas respiratórios, alergias e doenças de pele. Além disso, podem criar complicações que podem ser fatais.
A seguir listamos algumas dicas económicas e eficientes para a higienização da tua casa. Deste modo é possível garantires a tua saúde e bem-estar assim como da tua família.
1 – Eliminar mofos e bactérias de móveis e objetos
Prepara uma mistura com a mesma proporção de água e vinagre (6% ácido acético) e aplica nas superfícies que desejas higienizar para evitar a propagação de mofo.
Podes utilizar uma esponja embebida na mistura ou então aplicá-la com o auxílio de um borrifador. Pode ser aplicada em armários, tapetes, colchões, azulejos e pia.
Cuidado com as bancadas de mármore ou granito que podem ficar danificadas com manchas.
2 – Manter os ambientes limpos e arejados
É muito importante limpar as áreas que podem servir de moradia para fungos e bactérias.
A atenção deve ser redobrada nos guarda-roupas e armários, que além de limpos e organizados devem ser arejados.
Deves abrir as portas e gavetas para permitir a circulação de ar. Dessa forma a humidade local é reduzida e evitas a proliferação de fungos. Esse procedimento deve ser feito pelo menos 1 vez por semana.
3 – Cuidados com a esponja de lavar a louça
As esponjas estão sempre molhadas, por isso tornam-se no ambiente ideal para a proliferação de microrganismos tóxicos.
É muito importante que seja higienizada diariamente, o que pode ser feito com água a ferver durante 3 a 5 minutos. Também é possível fazer este processo no micro-ondas, deixando-a por 2 minutos.
Vale destacar que a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Portanto, após este período, deve ser descartada.
4 – Eliminar mofo de bactérias das paredes
Se a tua parede possui algum foco de proliferação de agentes tóxicos, é possível livrares-te deles também com uma solução caseira.
Faz uma mistura de bicarbonato de sódio e água num pulverizador para facilitar a limpeza. Espalha a solução nas paredes e áreas afetadas e deixa atuar durante 10 minutos. Depois, passa um pano sobre o local para eliminar os resíduos que ficarem.
5 – Usar um desinfetante natural
Sabias que podes criar o teu próprio desinfetante natural? Basta que mistures 2 copos de água, 3 colheres de sopa de sabão líquido e 20 ou 30 gotas de óleo de árvore de chá (tea tree).
Coloca num frasco pulverizador, pulveriza a área a limpar e deixa atuar durante dez minutos. Depois limpa com água quente.
Trocar a roupa de cama com frequência, lavar periodicamente tapetes e cortinas também é importante para manter a casa livre de tóxicos.
Lembra-te de utilizar luvas e máscaras ao usares produtos mais fortes que possam causar irritações. Segue as nossas dicas e protege a tua família contra microrganismos tóxicos para a saúde.