5 dicas para manteres a casa livre de tóxicos

5 dicas para manteres a casa livre de tóxicos

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ter uma casa limpa e cheirosa é um dos melhores prazeres da vida. Mas, atualmente, os cuidados com a limpeza e higiene do lar ganharam uma proporção muito maior, sendo essenciais para livrar o espaço de possíveis vírus e tóxicos.

Manter a casa livre destes componentes é fundamental para evitar a proliferação de fungos, germes e bactérias. Se estás à procura de dicas para manter a tua casa limpa e higienizada, então continua a leitura!

Temos 5 dicas simples, mas muito eficazes que irão manter a tua casa totalmente limpa.

Tóxicos: Cuida da limpeza e higienização da tua casa com 5 dicas

Os microrganismos invisíveis são extremamente prejudiciais para a saúde. Como muitas vezes não os conseguimos detetar acabam por se acumular nas divisões.

É importante prevenir a propagação e cuidar da limpeza e eliminação destes tóxicos que podem causar problemas respiratórios, alergias e doenças de pele. Além disso, podem criar complicações que podem ser fatais.

A seguir listamos algumas dicas económicas e eficientes para a higienização da tua casa. Deste modo é possível garantires a tua saúde e bem-estar assim como da tua família.

1 – Eliminar mofos e bactérias de móveis e objetos

Prepara uma mistura com a mesma proporção de água e vinagre (6% ácido acético) e aplica nas superfícies que desejas higienizar para evitar a propagação de mofo.

Podes utilizar uma esponja embebida na mistura ou então aplicá-la com o auxílio de um borrifador. Pode ser aplicada em armários, tapetes, colchões, azulejos e pia.

Cuidado com as bancadas de mármore ou granito que podem ficar danificadas com manchas.

2 – Manter os ambientes limpos e arejados

É muito importante limpar as áreas que podem servir de moradia para fungos e bactérias.

A atenção deve ser redobrada nos guarda-roupas e armários, que além de limpos e organizados devem ser arejados.

Deves abrir as portas e gavetas para permitir a circulação de ar. Dessa forma a humidade local é reduzida e evitas a proliferação de fungos. Esse procedimento deve ser feito pelo menos 1 vez por semana.

3 – Cuidados com a esponja de lavar a louça

As esponjas estão sempre molhadas, por isso tornam-se no ambiente ideal para a proliferação de microrganismos tóxicos.

É muito importante que seja higienizada diariamente, o que pode ser feito com água a ferver durante 3 a 5 minutos. Também é possível fazer este processo no micro-ondas, deixando-a por 2 minutos.

Vale destacar que a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Portanto, após este período, deve ser descartada.

4 – Eliminar mofo de bactérias das paredes

Se a tua parede possui algum foco de proliferação de agentes tóxicos, é possível livrares-te deles também com uma solução caseira.

Faz uma mistura de bicarbonato de sódio e água num pulverizador para facilitar a limpeza. Espalha a solução nas paredes e áreas afetadas e deixa atuar durante 10 minutos. Depois, passa um pano sobre o local para eliminar os resíduos que ficarem.

5 – Usar um desinfetante natural

Sabias que podes criar o teu próprio desinfetante natural? Basta que mistures 2 copos de água, 3 colheres de sopa de sabão líquido e 20 ou 30 gotas de óleo de árvore de chá (tea tree). 

Coloca num frasco pulverizador, pulveriza a área a limpar e deixa atuar durante dez minutos. Depois limpa com água quente.

Trocar a roupa de cama com frequência, lavar periodicamente tapetes e cortinas também é importante para manter a casa livre de tóxicos.

Lembra-te de utilizar luvas e máscaras ao usares produtos mais fortes que possam causar irritações. Segue as nossas dicas e protege a tua família contra microrganismos tóxicos para a saúde.

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Emoções e óleos essenciais Qual a ligação
Saúde e Bem Estar

Emoções e óleos essenciais: Qual a ligação

Certamente alguém já te recomendou a aromaterapia para te ajudar a lidar com algumas emoções. O ceticismo de muitos acerca das propriedades dos óleos essenciais

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D
Saúde e Bem Estar

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D

A Vitamina D é um nutriente essencial utilizado pelo nosso corpo para diversos processos vitais, como a construção e manutenção de ossos fortes. É comumente