Já pensou na aromaterapia como forma de bem estar?

Já pensou na aromaterapia como forma de bem estar?

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Os tempos modernos cobram-nos um preço, muitas vezes, alto demais e que prejudica a nossa saúde. A cobrança de uma rotina atribulada reflete-se no stress, ansiedade e depressão que se tornam cada vez mais comuns na população.

Mas, para contornar essa realidade, muitos procuram uma melhor qualidade de vida e bem estar através de meios naturais, dentre os quais merece destaque a aromaterapia.

Sabe como este método terapêutico pode proporcionar estes benefícios? Acompanhe o post de hoje e descubra a resposta!

Aromaterapia: conheça seus benefícios para a saúde e bem estar

A aromaterapia consiste numa terapia holística, que pode proporcionar sensação de bem estar tanto no âmbito físico quanto psicológico, através do uso de óleos essenciais.

De acordo com os princípios deste método terapêutico, todos temos ligações entre o olfato e os sentimentos. Assim, ao inalar os aromas dos óleos, os canais olfativos enviam uma mensagem para o sistema límbico.

Este, por sua vez, faz parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções. Dessa forma, as propriedades aromáticas dos óleos essenciais são capazes de alterar o humor ou estado de espírito de alguém.

Sendo assim, é possível que uma pessoa triste ou desanimada fique um pouco mais alegre ou que alguém stressado se sinta calmo e relaxado ao sentir o cheiro de óleos específicos para esse estado mental.

É importante destacar que óleos essenciais são diferentes de essências. Os óleos são substâncias puras e altamente concentradas, obtidas por meios de extração específicos de folhas, flores e caules das plantas.

A aromaterapia é bastante versátil, pois os óleos podem ser utilizados de diversas maneiras para trazer benefícios, como:

  • Difusão dos aromas no ar
  • Inalação direta
  • Massagem terapêutica
  • Banhos

Como a aromaterapia proporciona bem estar?

Conforme dito, os aromas dos óleos essenciais possuem propriedades únicas, que uma vez em contato com os canais olfativos, transmitem uma mensagem específica ao sistema nervoso, causando a sensação de bem estar.

Entre os principais benefícios comprovados da aromaterapia, podemos destacar:

1. Sensação de relaxamento

Alguns óleos essenciais usados na aromaterapia, tais como Lavanda e Camomila, podem ajudar no alívio do stress e da ansiedade, assim como na melhora do humor.

Existem estudos que comprovam que o aroma da lavanda possui um efeito calmante sobre o sistema nervoso simpático (responsável pelas nossas respostas corporais/reações de fuga, luta, medo, situações de stress).

2. Melhora a qualidade do Sono

Outra maneira que os óleos proporcionam bem estar é na melhoria da qualidade do sono. Os óleos de Lavanda, Camomila, o Óleo Essencial de Rosas, o Ylang Ylang e o Vetiver têm ações positivas no sono e relaxamento.

3. Alívio de doenças respiratórias

Alguns óleos possuem propriedades que auxiliam no combate de bactérias, fungos e mofos, que causam problemas respiratórios.

Os tipos mais indicados para alergias, constipações, gripe e tratamentos respiratórios diversos são: Eucalipto, Hortelã-Pimenta, Olíbano, Alecrim, Mirra, Limão, Orégãos e Melaleuca.

4. Dores e inflamações

A aromaterapia também é capaz de proporcionar alívio nas dores musculares, de articulações, lesões nos tecidos e artrite.

Para esta finalidade, são indicados os óleos de Gengibre, Mirra e Laranja. Para dores em geral, tais como dores de cabeça, pode ser utilizado Hortelã-Pimenta, Alecrim, Olíbano, entre outros.

5. Redução da fadiga

Um estudo envolvendo 40 pacientes com sintomas de depressão e fadiga mental, comprovou os efeitos positivos da Aromaterapia.

Os pacientes que inalaram a Lavanda apresentaram sintomas de relaxamento, melhora do humor e alívio dos sintomas de depressão. Os pacientes que inalaram o Alecrim apresentaram maior estado de alerta e atenção.

Como pode perceber, cada óleo tem uma propriedade específica, e quando utilizados de forma correta são capazes de melhorar o estado físico e emocional, gerando uma sensação de bem estar completa.

Se ainda não aderiu à aromaterapia, experimente. Em pouco tempo irá sentir os seus benefícios e adotar esta prática para que ter uma melhor qualidade de vida!

DESCOBRE MAIS ARTIGOS