Suplementos naturais: O que são e porque deves tomar

Somos muitas vezes, alvo de estilos de vida stressantes e menos saudáveis, assim como de situações externas às quais não conseguimos escapar. Como tal nada melhor que os suplementos naturais para nos ajudarem.

É muito comum não conseguirmos ter uma rotina tão saudável quanto desejávamos. Isto pode acontecer, devido aos dias extremamente preenchidos pelo trabalho, questões familiares e ainda falta de planeamento que leva a uma alimentação menos cuidada. 

A verdade é que existem suplementos que nos podem ajudar a tornar a nossa vida mais saudável. Ou pelo menos torná-la um pouco mais próximo do “nível” ambicionado por cada um de nós.  

No artigo de hoje, iremos desenvolver diversas abordagens que estão relacionadas com a suplementação natural.

Suplementos naturais: Criação e importância

Os suplementos naturais foram criados, exatamente como o próprio nome indica, para complementar. Ou seja, são utilizados para reforçar e fornecer certos nutrientes ao nosso corpo, que atualmente não conseguimos extrair da alimentação.

Ao longo dos tempos, a nossa sociedade foi crescendo. Este crescimento, fez-se muito a pensar em números. Assim, a sociedade cresceu no sentido de “matar” a fome em quantidade, acabando sucessivamente por criar a fome de qualidade.

A indústria está assim, por estar muito focada em produzir em quantidade e não em qualidade. Isso acaba por nos trazer algumas desvantagens, em termos de qualidade de vida.

Isto quer dizer que, por vezes, por mais saudável que seja a nossa alimentação, nem sempre conseguimos garantir o correto funcionamento do nosso organismo.

Por mais que tentemos optar por alimentos que aparentemente são mais saudáveis, podemos vir a surpreender-nos mais tarde. Acontece regularmente virmos a descobrir, que os métodos de criação e produção utilizados para um certo “alimento” não foram, de todo, os melhores.

Devido à insuficiência nutricional de diversos alimentos houve a necessidade de elaborar algo extra. A este extra damos o nome de suplementos naturais.

Por outro lado, quando atingimos uma certa idade, o nosso organismo acaba por não conseguir processar da mesma forma tudo aquilo que precisamos dele.

O mesmo acontece com o processamento e aquisição de nutrientes dos alimentos. Mas, mais uma vez, através destes suplementos é possível melhorarmos a nossa qualidade de vida, tanto a curto como a longo prazo.

Tipos de suplementos naturais

Como referido anteriormente, estes suplementos foram criados para fazer face a certas insuficiências.

No fundo, é possível encontrarmos suplementos específicos para várias necessidades nutricionais, nomeadamente:

  • Alimentares
  • Emagrecimento
  • Aumento de peso
  • Ganho de energia
  • Antioxidantes
  • Proteicos
  • Vitamínicos

Como podes perceber existem diversos tipos de suplementos naturais. Mas, é bastante importante referir que estes suplementos, não são, em caso algum, substitutos de uma alimentação saudável e equilibrada.

Quais as vantagens de tomar suplementos naturais

Ao longo de todo o artigo, temos vindo a explicar-te algumas das vantagens associadas a estes suplementos. Mas, existem muitas mais e como tal, iremos explicá-las.

Tendo em conta que, a toma destes suplementos alimentares e a escolha dos mesmos, está associada às necessidades de cada um, as vantagens associadas serão assim múltiplas e muito distintas. Ou seja, vão variar de pessoa para pessoa.

A composição destes produtos tem como base fibras, aminoácidos, vitaminas, proteínas e alguns compostos que variam de acordo com a categoria do suplemento.

No geral, estes vão ajudar-te a melhorar a tua saúde e qualidade de vida, podendo ainda vir a prevenir algumas doenças. Entre elas, podemos referir doenças cardiovasculares, doenças articulares, colesterol, diabetes, problemas nos ossos…

Esperemos que este artigo te tenha sido útil e que tenha agora uma ideia mais concreta e consciente da função e finalidade dos suplementos naturais. Faz uma análise ao que poderias melhorar e começa ainda hoje a recorrer a um destes suplementos, caso necessites.

Caso tenhas alguma dúvida associada ao tema ou a outra questão relevante que gostavas de ver respondida, não hesites em contactar. Teremos todo o gosto em poder ajudar.