Regresso à rotina, preparada?

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Voltar ao trabalho e aos compromissos diários depois de um longo período de descanso, não é tarefa fácil. A falta de rotina deixa a mente livre de preocupações, e torna os dias mais leves e prazerosos. Mas, a verdade é que tudo isso pode dificultar o regresso à rotina.Mas sabemos que esse momento vai chegar… Portanto, o melhor é estares preparada para encarar o cotidiano cheio de atividades.
Para que encares essa transição entre férias e teletrabalho para a rotina de forma mais tranquila, elaboramos este artigo com 7 dicas que te vão ajudar nessa missão.


Regresso à rotina: 7 dicas para que o regresso seja mais fácil

Voltar ao quotidiano não precisa ser sinónimo de dias difíceis. O regresso à rotina pode dar-se de forma tranquila, desde que te organizes alguns dias antes.
Damos-te 7 dicas que vão te ajudar neste retorno:
1 – Foste de viagem? Então não voltes em cima da hora
Se foste viajar, é importante que retornes com dois ou três dias de antecedência do trabalho ou das aulas. Assim poderás desfazer a mala e organizar a casa com tempo.
Dessa forma, não acumulas funções e tens mais tempo para te adaptares à nova rotina.
2 – Volta à rotina de sono
É claro que durante as férias não seguimos uma rotina de sono regrado. E inevitavelmente acabamos por ir dormir e por acordar mais tarde do que o normal.
Mas é importante regular os horários de sono novamente, antes de voltares à rotina. O corpo precisa de alguns dias para se acostumar com os novos horários de sono. E isso faz com que a pessoa se sinta mais disposta na hora do trabalho.
3 – Readaptação da rotina alimentar
Durante os dias de folga, certamente quebraram um pouco a rotina de alimentação saudável, e aproveitaram muitas guloseimas, certo?
Pois agora é hora de retomar a rotina alimentar, com horários para as refeições bem definidos.
Aproveita e tira graduadamente as guloseimas liberadas nas férias. Assim, as crianças não vão sentir tanto a falta delas.
4 – Incentivando os pequenos
Para as crianças, o regresso à rotina costuma ser ainda mais difícil do que para os adultos. Mas os pais podem diminuir a ansiedade dos pequenos, demonstrando as vantagens do fim das férias.
Por exemplo, podes dizer que vai rever os amigos, comprar cadernos novos para a escola, ou voltar a praticar aquele desporto que tanto adora.
5 – Organiza a agenda
É fundamental priorizar as atividades mais importantes e assim organizar a agenda de acordo com a rotina.

Se sabes o que consegues fazer num dia e separas tempos determinados para fazer essas atividades, com certeza a tua produtividade será maior e ainda terás tempo para fazer outras atividades, como exercício físico, por exemplo.
6 – Resolve pendências atrasadas antes de começar novos projetos
É natural que as coisas se acumulem no trabalho e nos estudos durante o período de férias.
Por isso, a primeira coisa a fazer é resolver aquilo que ficou pendente antes de começares a fazer coisas novas.
Faz isso nos primeiros dias depois do regresso à rotina. Dessa forma, evitas aquela sensação de acúmulo e pressão de muitas coisas para fazer.
7 – Não te cobres tanto
Tem calma, o regresso à rotina é um processo gradual. Portanto não adianta quereres começar a fazer tudo de repente.
Se passas algum tempo longe das atividades que fazes, é claro que elas podem se acumular.
Mas é importante saber que não vais conseguir resolver tudo de uma vez.
Portanto, resolve o que é mais importante primeiro e cria mecanismos para resolver o restante. Ficar ansiosa não te vai ajudar… Muito pelo contrário, vai atrapalhar o teu rendimento.
Seguindo as nossas dicas o regresso à rotina vai-se dar de forma muito mais agradável e tranquila, para ti e para a tua família.

DESCOBRE MAIS ARTIGOS