AVISO: A produção e envio dos produtos disponíveis na Loja apenas será retomado a 18 de agosto.

Lugol: Benefícios e importância

Lugol Benefícios e importância

Manter uma dieta rica em nutrientes é essencial para se ter qualidade de vida e também um bom desempenho durante as atividades físicas. Na lista de suplementos nutricionais que são muito procurados hoje em dia, está a solução de lugol.

Sabes quais são os benefícios deste elemento para a saúde?

Acompanha o artigo e tira todas as dúvidas sobre este suplemento que tem se popularizado na internet.

Lugol: Sabes para que serve e quais os benefícios?

O lugol é um componente que tem como objetivo realizar a suplementação de iodo no organismo.

A solução é composta por iodato de potássio, iodo elementar inorgânico e água destilada. Pode ser encontrada em concentrações variadas, sendo que as mais utilizadas costumam variar entre 2% e 5%.

E agora perguntas, mas por que é tão importante fazer a suplementação de iodo?

O iodo é um mineral essencial para o bom funcionamento do metabolismo, especialmente o sistema digestivo, nervoso e cardiovascular.

Além disso, o iodo faz parte da composição de hormonas da glândula tireoide, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).

Assim, a carência do mineral pode criar problemas como o bócio, doença que desencadeia o aumento da glândula da tireoide, também conhecida como hipotireoidismo.

É importante referir que o iodo está presente no sal de cozinha. É adicionado justamente para ajudar na prevenção de doenças causadas pela sua deficiência.

No entanto, o iodo também pode ser encontrado de forma natural em alimentos como:

  • Cebola
  • Alho francês
  • Agrião
  • Rabanete
  • Gema de ovo
  • Molho de soja,
  • Peixes
  • Frutos do mar

Para que serve o lugol? 

Ainda que o iodo esteja presente no sal de cozinha e em alguns tipos de alimentos, em determinados casos a suplementação pode ser necessária.

Esta solução é uma fonte líquida de iodo e é utilizada principalmente para repor a deficiência do iodo no organismo.

Contudo, a suplementação não é a única finalidade da substância. Também pode ser utilizada diretamente na pele para acelerar o tratamento de cicatrizes e até infeções.

Benefícios do lugol

Além de manter os níveis ideais de iodo no organismo, prevenindo doenças, tem sido utilizado também devido a outros benefícios. Alguns deles merecem destaque, como por exemplo:

1 – Fortalecimento de cabelos e unhas: contribui para o crescimento saudável de unhas e cabelos, tornando-os mais fortes. Além disso, ajuda a manter a pele saudável.

2 – Mais disposição e energia: Também desempenha um papel importante em manter excelentes níveis de energia no corpo. Ainda otimiza a queima de calorias, de forma que não sejam depositadas como gorduras em excesso.

3 – Saúde dos sistemas reprodutores: Às mulheres ajuda no controlo da síntese das hormonas de estrogénio, beneficiando também os ovários, mamas e útero. Nos homens melhora a saúde da próstata que depende de níveis adequados de iodo.

4 – Fortalecimento do sistema imunitário: Possui características anti-inflamatórias, além de eliminar toxinas que estão em excesso no corpo como mercúrio, chumbo e alumínio.  

Cuidados que deves ter ao usar

Apesar de todos os seus benefícios, é importante ressaltar que não deve ser utilizado indiscriminadamente.

O uso excessivo é prejudicial para a saúde, uma vez que quantidades inadequadas de iodo podem contribuir para o bloqueio da tireoide.

Quando isso ocorre, a produção dessas hormonas é interrompida, o que pode causar doenças.

Como ainda há muita discussão no meio científico sobre o uso do lugol, a recomendação é consultares sempre um médico especialista antes de começares a usar. Assim, podes utilizar a substância de forma segura, com as indicações exatas para uma dosagem adequada.  

PARTILHA ESTE ARTIGO