AVISO: A produção e envio dos produtos disponíveis na Loja apenas será retomado a 18 de agosto.

Como a praia influencia a nossa saúde e bem-estar

Como a praia influencia a nossa saúde e bem-estar
A praia é um dos melhores destinos, além da sua beleza tem inúmeros saúde para o nosso corpo e mente! Percebe tudo no nosso artigo.

Ir à praia não é apenas um simples ritual para bronzear a pele. O contacto com a areia e o mar também promovem experiências benéficas à saúde física e mental.

Não há nada como sentir os pés na areia e a frescura do mar naqueles dias mais quentes de verão!

Contudo, vou dar-te mais alguns motivos para incluíres este destino nas férias ou até mesmo num fim-de-semana de descanso.

Praia: Os benefícios para a saúde física e mental

Poucas coisas na vida são tão prazerosas quanto uma ida à praia, especialmente para aliviar a tensão após uma exaustiva rotina de trabalho.

Mas, além da diversão, do bronze e da brisa agradável, os benefícios que o mar, a areia e o ar proporcionam para a saúde são muitos.

Percebe como este destino pode proporcionar mais saúde e bem-estar. 

1 – O contacto com a areia

Caminhar à beira da praia e estar em contacto direto com a areia é muito agradável. Além disso, estimula as terminações nervosas e os pontos usados na acupuntura.

Ao andares na areia precisas de mais esforço, o que ajuda a fortalecer os músculos que não são tão utilizados quando estás calçada.

Os grãos de areia também fazem uma esfoliação natural das células mortas dos pés, proporcionando uma sensação de bem-estar.

2 – O mar

Nos dias de calor, nada é mais prazeroso do que mergulhar no mar. E, além da sensação de frescura, a água salgada também promove outros benefícios.

Os elementos químicos presentes na água do mar fazem muito bem à saúde! Ajudam a evitar alergias, estimulam o sistema respiratório, propiciam relaxamento muscular e ajudam a curar o corpo e a desintoxicar.

O mar também estimula o combate a infeções, aumenta a função da tireoide e tem um efeito calmante sobre os nervos.

Além disso, é capaz de melhorar a circulação do corpo, a elasticidade da pele e ajuda nos sintomas de artrite e depressão.

3 – Exposição ao sol

A exposição excessiva ao sol é muito prejudicial à saúde. Porém, ao teres os cuidados necessários, os efeitos são benéficos.

O sol é essencial para a produção de vitamina D, associada ao aumento da imunidade e essencial para a saúde da pele e dos ossos.

Além disso, pode aliviar os sintomas da depressão, uma vez que estimula a produção de serotonina, responsável pela regulação do humor.

Lembra-te sempre de evitar a exposição ao sol das 11 horas às 16 horas e utiliza um bom protetor solar.

4 – Relaxamento dos músculos

Quando estamos submersos na água, temos a sensação de que nosso corpo é mais leve, o que facilita os movimentos e favorece o sistema circulatório.

Por isso, ir à praia e entrar no mar é benéfico para os músculos mesmo sem fazer muitos movimentos.

Isso porque o próprio movimento das ondas a bater no corpo são suficientes para relaxar e estimular, como uma massagem.

5 – Mais disposição

Os exercícios na areia também são muito benéficos. A praia já é convidativa para praticar desporto, seja uma caminhada, corrida, vólei…

Sentires-te mais disposta a praticar atividades físicas estimula a produção de endorfina, a hormona do prazer.

Além disso, a areia diminui o impacto nas articulações e cria mais resistência, fortalecendo os músculos estimulados no exercício.

6 – Alivia o stress

Ouvir o som das ondas e sentir a brisa do mar reduz os níveis de cortisol, a hormona do stress. O resultado é uma sensação de tranquilidade, relaxamento e bem-estar.

Percebes como ir à praia influencia a tua saúde? Tira alguns dias para aproveitares o mar, a areia e o sol e sente os benefícios!

PARTILHA ESTE ARTIGO

A praia é um dos melhores destinos, além da sua beleza tem inúmeros saúde para o nosso corpo e mente! Percebe tudo no nosso artigo.