A naturopatia é classificada como uma especialidade da Medicina Tradicional, cujo objetivo é recuperar a saúde através de produtos, técnicas e métodos naturais.
A prática envolve o uso de alimentos naturais, suplementos, plantas medicinais, bem como outras terapias, como a homeopatia e florais. Quem opta por esta terapia procura complementar tratamentos e respostas que não encontra na dita medicina tradicional.
Por esta terapia complementar estar a fundir-se cada vez mais, reunimos as principais informações para saberes se é uma boa opção para ti!
Naturopatia: O que é, quais são os tratamentos e benefícios
Desde o século XIX até aos dias de hoje, a naturopatia tem conquistado o seu lugar dentro da medicina. É associada a terapias naturais, tradicionais e modernas, com a medicina científica, dentro da perspetiva holística do ser humano.
Ou seja, o conceito parte do pressuposto de que a cura de um distúrbio, seja orgânico ou emocional, não ocorre apenas devido aos fenómenos fisiológicos. Defende que pode ter uma origem associada a algo maior.
Este algo maior é o que chamamos de força vital, que se refere ao poder restaurador do funcionamento do corpo. Quanto mais fortalecido se encontra o corpo físico, melhor será a resistência às enfermidades.
Dessa forma, a naturopatia baseia-se em alguns princípios fundamentais:
- Auto cura: Identificar e eliminar os obstáculos que impedem a recuperação, promovendo assim a cura natural
- Sintomas subjacentes: Invés de agir sobre os sintomas, um naturopata pode resolver problemas físicos ou mentais subjacentes tratando o corpo, a mente e o espírito
- Tratamento não invasivo: As terapias e tratamentos não devem ter efeitos colaterais prejudiciais ou controlar os sintomas negativamente
- Tratamento holístico: O naturopata indica o tratamento considerando a individualidade da pessoa, para restabelecer a saúde de forma eficaz
- Educação no tratamento: Os naturopatas ensinam o autocuidado para ajudar a capacitar as pessoas contra problemas de saúde
- Prevenção: Ocorre com a eliminação de substâncias e hábitos tóxicos do estilo de vida para evitar problemas
Como são feitos os tratamentos?
O naturopata é o profissional que alia o uso de uma ou mais terapias. O tratamento depende de cada indivíduo, dos problemas que o afligem e da situação por ele vivenciada.
Os métodos aplicados pelo profissional irão depender muito da sua formação e do âmbito da sua prática. Contudo, os tratamentos mais comuns da naturopatia são:
- Terapias baseadas na exposição aos elementos naturais como a radiação solar, ar puro, calor ou frio
- Aconselhamento sobre nutrição e regimes de desintoxicação, como a adoção de uma dieta vegetariana ou integral, sem glúten ou lactose
- Uso de suplementos alimentares, hidroterapia, jejum ou abstenção de bebidas alcoólicas e açúcar
- Aconselhamento psicológico, que pode incluir sessões de meditação, yoga, técnicas de relaxamento e outros para reduzir o stress
Além destes, existem diversos outros tipos de terapias que podem ser recomendadas pelo naturopata para o tratamento ou prevenção de doenças. Como por exemplo:
- Homeopatia
- Fitoterapia
- Acupuntura
- Terapia Floral
- Aromaterapia
- Massoterapia
Quais são os benefícios da Naturopatia?
Os métodos desta terapia em conjunto com a medicina tradicional, permitem que o corpo ative mecanismos de auto cura. Além disso, o tratamento consegue minimizar quaisquer efeitos prejudiciais ao paciente.
Por isso, este tipo de tratamento pode ser feito por qualquer adulto, adolescente e criança. Pode ajudar a prevenir e a tratar várias doenças, como doenças autoimunes, infertilidade, diabetes, doenças cardiovasculares…
O olhar abrangente desta terapia natural sobre o indivíduo pode ser visto como um complemento aos métodos de medicina mais tradicionais.
Pode ser um fortalecimento para a medicina convencional que é cada vez mais criticada. Esta crítica acontece principalmente devido à prescrição em massa de fármacos e a abordagem pontual nos tratamentos, sem considerar o indivíduo como um todo.
Ao seguires os princípios da naturopatia, certamente adquires mais autoconhecimento e a responsabilidade de eliminar hábitos nocivos e inserir hábitos saudáveis na tua vida.