Será que comprar a granel é sinónimo de poupança?

Será que comprar a granel é sinónimo de poupança

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Já paraste para pensar nas vantagens de comprar alimentos a granel? Uma alimentação saudável passa pela ingestão de grãos e cereais, além de frutas, chás, temperos e outros produtos que podem ser adquiridos desta forma.

Mas, será que vale a pena optar por este modelo de compra? Será que consegues poupar desta forma? Ou pelo contrário as compras ficam mais dispendiosas? A seguir vais descobrir a resposta a estas e outras perguntas.

Continua a leitura e conhece as vantagens em comprar alimentos desta maneira.

Granel: Por que vale a pena investir neste hábito de consumo?

Podemos dizer que o conceito de venda a granel está baseado em dois princípios. O primeiro é permitir que o consumidor leve para casa a quantidade de produto exata que necessita.

O segundo é o do cuidado com a natureza, porque diminui a quantidade de lixo produzido. Nos produtos industrializados (que já vêm embalados) os consumidores levam mais embalagens para casa (caixa ou embalagem plástica).

Após o uso, e na maioria das vezes, esse lixo vai para a natureza e demora anos a decompor-se. Portanto, comprar desta maneira é a forma mais consciente de consumo, sendo o produto natural ou não.

A seguir, conhece outros motivos pelos quais vale a pena comprares os teus alimentos a granel numa mercearia ou supermercado.

1. É mais ecológico

Conforme mencionamos acima, este é o motivo mais evidente: a contribuição para o meio ambiente. Se não são utilizadas embalagens estás a evitar a produção desenfreada de plásticos cujo destino é simplesmente o lixo, certo?

Este modo de compra é muito incentivado por ambientalistas do mundo todo, que promovem a prática de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo.

E não precisas de levar simplesmente tudo num saco. No caso dos grãos, uma boa ideia é colocá-los em potes nos quais seja possível armazenar a quantidade considerada adequada.

2. Evita a contaminação por resíduos

Sabias que o plástico liberta toxina nos alimentos? Embora não esteja comprovada a ligação direta deste facto com o desenvolvimento de doenças crónicas, estudos apontam que “aquecer alimentos ou adicioná-los quentes a recipientes plásticos aumenta o risco de cancro”.

Isso porque este material pode libertar substâncias nocivas com potencial de causar cancro, como a dioxina e o bisfenol ou BPA.

Além disso, é comum que muitos produtos sofram o acréscimo de aditivos químicos, para que tenham um tempo de vida maior na embalagem. Portanto, para teres a certeza de que o alimento é 100% natural o ideal é comprá-lo a granel.

3. Alimento mais fresco e saudável

Os produtos obtidos desta forma não possuem data de validade, já que não estão embalados. Isso não significa, claro, que durem mais, pelo contrário: é preciso estar muito atento para não os deixar estragar.

Ao mesmo tempo, esse curto período de vida simplesmente mostra que o alimento é mais fresco, o que além de deixar a comida mais saborosa é bem mais saudável.

4. Evita o desperdício

Quem faz compras sabe que é muito triste ver que determinado alimento se estragou e que por isso tem de deitá-lo fora.

O problema é que muitas vezes o produto é vendido numa quantidade maior que a consumida pela pessoa, e por isso parte dele acaba por ir parar ao lixo.

Mas ao comprar a granel é possível escolher exatamente a quantidade que quer levar para casa, evitando o desperdício.

5. Sim! É sinónimo de poupança

Se até agora não estavas convencida, chegamos à questão financeira. Não há como negar que este modo de compra é mais barato.

Afinal, não estarás a pagar pelo custo da embalagem e pelo armazenamento na fábrica, apenas pelo alimento em si.

Além disso, ao comprares apenas a quantidade que irás realmente consumir, acabas por levar menos para casa. Como resultado, pagas um valor menor enquanto a qualidade de vida aumenta e o planeta agradece.

É importante salientar que deves escolher fornecedores de confiança para fazer as tuas compras, e assim garantir a qualidade do produto.

Não te esqueças de higienizar os potes e embalagens onde vais armazenar os alimentos em casa. Comprar a granel é uma forma de garantires mais saúde, para o teu corpo e também para o teu bolso!

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Emoções e óleos essenciais Qual a ligação
Saúde e Bem Estar

Emoções e óleos essenciais: Qual a ligação

Certamente alguém já te recomendou a aromaterapia para te ajudar a lidar com algumas emoções. O ceticismo de muitos acerca das propriedades dos óleos essenciais

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D
Saúde e Bem Estar

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D

A Vitamina D é um nutriente essencial utilizado pelo nosso corpo para diversos processos vitais, como a construção e manutenção de ossos fortes. É comumente