Sabias que a diabetes e colesterol são dois dos maiores problemas do século XXI?

Atualmente existem em média 350 milhões de pessoas com diabetes e colesterol no mundo.

Aquilo que muitas pessoas não sabem e que pouco se interessam em conhecer, é o facto de estas doenças, estarem (em grande escala) associadas ao estilo de vida que cada um tem.

No artigo de hoje, vamos falar sobre este assunto, que apesar de descredibilizado por muitos, pode ter graves consequências na sua vida.

Diabetes e colesterol: O que são?

Em primeiro lugar, é importante que percebas realmente o que são a diabetes e colesterol.

Só assim, poderá futuramente refletir e implementar medidas preventivas ao desenvolvimento das mesmas.

1 – Diabetes

Numa vertente um pouco mais científica, podemos caracterizar a diabetes como uma doença crónica, onde a glicose existente no sangue é mais elevada do que o pretendido.

Esta glicose atinge níveis bastante elevados, devido ao facto do pâncreas não desenvolver os níveis de insulina necessários. Assim, a glicose que deveria ser absorvida pelo nosso organismo, nem sequer chega a entrar nas nossas células.

Podemos ainda referir que existem dois tipos de diabetes.

O tipo 1, que ocorre quando o nosso sistema imunitário é atacado, destruindo as células responsáveis por produzirem insulina.

E, o tipo 2 que é verificável pelo facto de o nosso corpo não produzir insulina ou produzi-la de forma ineficiente.  

Em termos de tratamento da diabetes, é possível, através de um estilo de vida mais saudável, melhorarmos a diabetes do tipo 2.

Em primeiro lugar, é importante que desenvolvas uma abordagem positiva relativamente à alimentação e à atividade física.

Estas, em simultâneo vão, com certeza melhorar a tua saúde. Isto porque, em complemento vão ajudar a que os níveis de glicémia (açúcar no sangue), se mantenham dentro dos padrões normais.

É extremamente importante que tenhas presente que sem esforço e motivação nada se resolve. Defina objetivos e tente cumpri-los à regra.

Para além destas dicas, lembra-te sempre que nunca, em situação alguma deve deixar de consultar o seu médico.

2 – Colesterol

O colesterol é então, uma substância que faz parte das moléculas lipoproteínas existentes no nosso organismo.

Esta substância gorda, é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas, quando em níveis saudáveis. Caso contrário, poderá vir a ser um fator de risco. Fator de risco este que, poderá impulsionar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Para que percebas a especificidade desta substância vamos explicar-lhe as diferenças entre os dois tipos de colesterol existentes.

2.1 – Colesterol LDL

Este tipo de colesterol de lipoproteína de baixa densidade, é normalmente designado como sendo o colesterol prejudicial à nossa saúde. Este, contém uma quantidade elevada de células gordas, que acabam por nos afetar negativamente.

O colesterol LDL acaba assim por se acumular nas paredes arteriais, impedindo o normal funcionamento do sangue.

2.2 – Colesterol HDL 

Por outro lado, existe o colesterol HDL que significa colesterol lipoproteína de alta densidade, que neste caso é bom.

Ou seja, este tipo de colesterol, permite a remoção e o transporte do mesmo, das artérias para o fígado, onde posteriormente será eliminado.

Mais uma vez, podemos associar o estilo de vida saudável à redução deste tipo de colesterol. Como sabe a alimentação e a prática de exercício físico são pontos essenciais para a nossa qualidade de vida. E, na verdade, ajudam à redução da diabetes e colesterol.

Neste caso, fica ainda a saber especificamente o que pode fazer para melhor a tua saúde.

  • Redução do consumo de gorduras saturadas
  • Consumo óleos vegetais saudáveis
  • Consumo de peixes gordos (como o salmão ou atum)
  • Alimentos como legumes, nozes, verduras
  • Consumo de fruta (com casca)
  • Pratica regular de exercício físico

Como podes perceber estas doenças são algo a ter em atenção atualmente. Muitas vezes descredibilizamos a importância da alimentação saudável e a prática do exercício físico, mas a verdade é que são fatores bastante importantes para a nossa saúde.

Está atento e opta por implementar ainda hoje todas as dicas que te demos ao longo do artigo. Assim, será certamente mais fácil viveres uma vida plena e evitar teres diabetes e colesterol.

Esperemos que o artigo te tenha sido útil. Caso tenhas alguma dúvida não hesites em contactar-nos. 

PORTES GRÁTIS

 

Esta é a melhor altura para reforçares o teu sistema imunitário.

Na compra de apenas 2 frascos, oferecemos-te os portes de envio!

Usa o código PORTESFREE e agarra o teu desconto!

Aproveita já e reforça a imunidade da tua família.