Quais são os melhores óleos essenciais para usar na menopausa

Quais são os melhores óleos essenciais para usar na menopausa

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Muitas mulheres temem a chegada desta fase conhecida pelos seus sintomas desagradáveis. A menopausa marca o fim da fase reprodutiva feminina, e geralmente acontece normalmente entre os 45 e 55 anos.

A alteração hormonal provocada por este processo pode criar a sensação de inchaço no corpo, especialmente no peito. Ainda pode causar fortes dores de cabeça ou enxaquecas, e alterações de humor como nervosismo, irritação, tristeza profunda e até mesmo depressão.

Por isso, é comum que muitas mulheres recorram a tratamentos de reposição hormonal para aliviar os sintomas que acompanham este processo biológico. Mas, ficas a saber que a aromaterapia também pode ser uma grande aliada neste período.

A seguir vais conhecer os óleos essenciais que auxiliam a diminuir os sintomas desagradáveis deste processo.

Menopausa: Como a aromaterapia pode ajudar as mulheres durante esta fase

Certamente já ouviste alguém a referir-se à menopausa como uma fase repleta de desconfortos físicos e emocionais. De facto, as mudanças podem ser desagradáveis.

Apesar dos sintomas variarem muito de mulher para mulher, de acordo com as suas características individuais, existem sintomas transversais a todas. As queixas mais comuns costumam ser:

  • Calores excessivos
  • Alterações de sono e humor
  • Fadiga
  • Perda de libido
  • Dores no corpo

Mas é importante destacar que a mulher sofre transformações nesta fase que vão além da queda hormonal e alterações no corpo.

Este processo é um marco significativo que traz consigo uma ressignificação do papel social, do senso de feminilidade e da vida da mulher.

Nesse sentido, a aromaterapia pode ajudar a que esta transição ocorra de forma mais leve e tranquila. Conhece agora alguns dos óleos que podem ser grandes aliados das mulheres durante este período!

1. Gerânio

Um dos principais benefícios do óleo essencial de gerânio é a sua capacidade de regulação hormonal. Isto torna-o perfeito para combater sintomas desagradáveis como ansiedade e alteração de humor.

2. Ylang Ylang

A baixa autoestima também está entre as principais queixas de mulheres que passam por este processo biológico.

Para resgatar a autoconfiança, o óleo essencial de Ylang Ylang pode ajudar a ganhar novamente a sua beleza. E ainda promove o aumento da libido, por ser um óleo afrodisíaco.

3. Camomila

Na aromaterapia, este óleo essencial é indicado principalmente no tratamento de estados mentais de depressão e ansiedade. Isso ocorre essencialmente devido às suas propriedades calmantes. Na menopausa, a Camomila reduz os calores excessivos e irritabilidade.

4. Rosas

As rosas sempre foram símbolos de feminilidade. Portanto, nesta fase tão importante do ciclo da vida de uma mulher, não poderia ficar de fora.

As propriedades curativas do óleo essencial de rosas ajudam a regular o humor, diminuir a tristeza e elevar a autoestima. Além disso, a essência também tonifica o útero e ajuda na regulação hormonal.

5. Lavanda

A lavanda possui propriedades terapêuticas calmantes e revigorantes, ideais para aliviar os sintomas deste processo. Este óleo atua reduzindo o stress e a irritabilidade, além de combater a insónia.

6. Hortelã pimenta

Já o óleo essencial de hortelã pimenta alivia as dores de cabeça, e proporciona relaxamento. Além disso, tem a capacidade de melhorar a circulação, acalmar o intestino e relaxar os músculos.

7. Laranja e bergamota

Os óleos essenciais de laranja e bergamota ajudam a resgatar a alegria e o bem-estar. A leveza dos óleos cítricos ajuda a amenizar quadros depressivos, que são muito comuns em mulheres que passam por este processo biológico. 

8. Sálvia esclareia

Por fim temos o óleo sálvia esclareia, que ajuda a regular as hormonas da tiroide que muitas vezes são afetadas durante este processo. Para além disso, ainda reduz os níveis de cortisol, que estão associados ao stress.  

Como podes perceber são diversos os óleos essenciais que auxiliam a tratar os muitos sintomas desta mudança. Se precisares de ajuda podes marcar uma consulta de aromaterapia comigo para indicar-te os melhores óleos (ou combinação de óleos) para aliviar os teus sintomas.

Utiliza a aromaterapia para combater os sintomas da menopausa, e sente os seus benefícios ao ganhar mais qualidade de vida!

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Como funciona a bioquímica das emoções
Saúde e Bem Estar

Como funciona a bioquímica das emoções

Quando falamos em emoções, logo pensamos em algo totalmente abstrato. Não é comum as relacionarmos com reações biológicas e químicas do corpo. Porém, os conceitos

5 tipos de difusores usados na Aromaterapia
Saúde e Bem Estar

5 tipos de difusores usados na Aromaterapia

Sabias que existem vários tipos de difusores que podes usar na Aromaterapia que potencializam os óleos essenciais? A inalação direta do frasco costuma ser uma