Porque motivos temos mais tendência a engordar no outono

Porque motivos temos mais tendência a engordar no outono

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O outono é sinónimo de dias mais frescos, já que à noite os termómetros caem ainda mais. Normalmente, durante esta estação sentimos que as tentações calóricas parecem ainda mais irresistíveis, e temos mais tendência a engordar.

Mas sabes porque é que isso acontece? A explicação pode estar no fato de que gastamos mais energia nessa época, pois o organismo esforça-se para manter a temperatura corporal estável.

O aumento de apetite é uma consequência desse processo, já que precisamos de mais comida para compensar essa necessidade energética. Muitas vezes extrapolamos na porção e acabamos por engordar.

Mas não te preocupes! Isso é natural e pode ocorrer com qualquer pessoa. A seguir, vamos te dar algumas dicas para evitar o ganho de peso indesejado durante o outono.

Tendência a engordar: 6 dicas para minimizar o aumento de peso no Outono

Entre os motivos que podem te fazer engordar durante o outono, está a queda da temperatura, conforme mencionado anteriormente.

Entretanto, outros fatores podem estar associados ao ganho de peso característico dessa época, como a queda nos níveis de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Isso pode ocorrer especialmente em pessoas que não se sentem bem com as temperaturas mais baixas e dias cinzentos.

Como forma de compensar estes fatores, acabamos por procurar conforto na comida, sendo que a ingestão de saladas, legumes e frutas diminui nessa época e dá espaço para as gorduras e açúcares.

Por isso, acabamos por dar preferência a uma alimentação rica em doces, massas, fritos e carnes. Alimentos com alto índice calórico e que se consumidos em grande quantidade ocasionam o ganho de peso.

Vamos agora às dicas que te podem ajudar a não engordar neste outono.

1 – Dieta mais rica em proteína

Aumenta o consumo de proteína, que demora mais para ser metabolizada. Isso prolonga a sensação de saciedade.

Boas fontes de proteína na alimentação são o ovo, carnes magras e leguminosas, como feijão, soja, grão de bico e lentilhas.

2 – Investe nas sopas e caldos

As sopas são uma ótima opção em temperaturas mais baixas. Além de mais saudáveis, elas aquecem o corpo e dão uma sensação de bem estar.

Os ingredientes para sopas e caldos são variados, podendo incluir a abóbora, batata, cenoura e lentilhas, que garantem receitas naturalmente cremosas e deliciosas.

3 – Hidratos de Carbono de baixo índice glicémico

Os hidratos de carbono com baixo índice glicémico são absorvidos mais lentamente pelo corpo. Por esse motivo são mais saudáveis, especialmente quando consumidos in natura.

Abóbora assada, mandioca, batata-doce cozida e couve-flor gratinada. Todos eles são excelentes ingredientes para aumentar o nível da serotonina.

As frutas também entram na categoria deste tipo de hidrato de carbono e podem ser consumidas quentes. Boas opções são a maçã, pera ou banana aquecidas no micro-ondas com canela ou noz-moscada.

4 – Chás para aquecer

Abuse dos chás sem cafeína e é claro, sem açúcar, que aquecem o corpo, aumentam a sensação de bem-estar e diminuem a vontade de comer doces. Boas opções são a camomila, erva-doce, cidreira, casca de abacaxi e maçã com canela.

5 – Frutas da estação são saborosas e saudáveis

O outono é a estação perfeita para encontrares frutas que são pobres em calorias, mas ricas em vitamina C, como a maçã, maracujá e limão.

Podes fazer uma salada de frutas ou optar pela versão em sumo.

6 – Chocolates podem ser aliados

É possível incluir o chocolate no menu. Porém deves optar pela versão 70% cacau ou alguma acima de 50%.

O chocolate ajuda na produção de serotonina, é rico em antioxidantes além de ajudar a diminuir a necessidade de carboidratos e açúcar.

A dica é dividir a barra em pequenas porções e deixá-las a derreter na boca, assim a sensação de saciedade vem primeiro.

Seguindo essas dicas vais conseguir manter-te em forma e saudável, mesmo durante as estações mais frias do ano!

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Emoções e óleos essenciais Qual a ligação
Saúde e Bem Estar

Emoções e óleos essenciais: Qual a ligação

Certamente alguém já te recomendou a aromaterapia para te ajudar a lidar com algumas emoções. O ceticismo de muitos acerca das propriedades dos óleos essenciais

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D
Saúde e Bem Estar

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D

A Vitamina D é um nutriente essencial utilizado pelo nosso corpo para diversos processos vitais, como a construção e manutenção de ossos fortes. É comumente