Ter plantas em casa não serve somente para decorar o espaço, mas também para purificar o ar. Além disso, no interior da casa permitem o contacto direto com a natureza, o que ajuda a relaxar.
Durante a pandemia, muitas pessoas perceberam que ter um pouco da natureza em casa pode ser uma terapia que ajuda a relaxar e a meditar.
Queres aventurar-te nesta atividade? Então conhece de seguida as melhores espécies para purificares a tua casa!
Plantas: Conhece 7 que purificam o ambiente e ainda favorecem a decoração
Diversos estudos e pesquisas demonstram que ter plantas em casa ajuda a purificar o ar.
Algumas espécies ajudam a neutralizar ou reduzir diversos componentes tóxicos que circulam na atmosfera. Além disso, ajudam a aumentar a humidade do ambiente.
Portanto, para quem vive em grandes centros urbanos, cultivar estas plantas tornasse ainda mais relevante.
E viveres num sítio sem jardim não é desculpa! Há espécies muito resistentes, que podem viver com pouca incidência de luz e exigem cuidados mínimos.
1 – Orquídeas
As orquídeas são clássicas e muito utilizadas na decoração. Além da beleza única, a espécie também filtra o xileno, que está presente em colas e tintas.
É importante teres cuidado na manutenção porque não toleram muita água. Em relação à exposição ao sol, bastam quatro horas diárias para que se mantenham bonitas e saudáveis.
2 – Samambaias
As samambaias são espécies facilmente encontradas. Porém, precisam de um ambiente mais húmido e com luz indireta. Também necessitam de regas mais frequentes.
São uma das melhores plantas para purificar o ambiente e têm a vantagem de suportar as temperaturas baixas do inverno.
3 – Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge também é uma espécie que não exige muitos cuidados, além de ter um visual estético muito atraente.
A sua capacidade de purificação inclui a absorção de metanal libertado por madeiras e tecidos sintéticos.
Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo e deve ser mantida a pleno sol ou a meia-sombra. Tem uma boa resistência a solos áridos e ao calor tropical, bem como ao frio.
4 – Planta aranha/Clorófito
Para quem está a iniciar o cultivo de plantas, esta espécie é ideal! É relativamente comum e um excelente purificador de ar.
Combate poluentes como benzeno, monóxido de carbono e xileno. Pode ser cultivada em vasos como planta pendente e também em canteiros.
É ainda tolerante a baixas temperaturas e deve ser mantida, de preferência, em locais a meia-sombra.
5 – Aloé Vera
Quando é cultivada em vasos fica perfeita na decoração de casa, podendo alcançar até um metro de altura.
A Aloé Vera pode ter diversos usos medicinais, como o tratamento de queimaduras e até problemas no couro cabeludo.
Além disso, para se manter saudável, a espécie necessita de pouca água e de muita incidência de sol.
Um pormenor interessante é que surgem pequenos pontos castanhos nas folhas verdes quando o ar está muito poluído, sinalizando a situação do ambiente.
6 – Lírio-da-paz
Esta é uma das poucas espécies purificadoras que produzem flores. O lírio-da-paz remove os componentes orgânicos voláteis do ar e purifica-os, mesmo o fumo de tabaco.
A planta não tolera temperaturas muito baixas, por isso no inverno o ideal é deixá-la próxima de uma janela.
Atenção especial aos animais e crianças, pois as folhas são tóxicas quando ingeridas!
7 – Gerbera
Com flores lindas e coloridas, a gerbera é uma ótima opção para remover o tricloroetileno (encontrado em produtos para roupa) e benzeno do ar.
É uma planta que precisa de bastante sol. Portanto, deve ser cultivada em locais próximos das janelas. É uma das melhores opções para quem quer colorir e purificar o ambiente.
Faz uma composição com as plantas que purificam o ambiente e torna a tua casa num refúgio natural!