Objetivo 2021: Reduzir as despesas familiares

Objetivo 2021 Reduzir as despesas familiares

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O ano de 2020 certamente representou um grande desafio, em termos financeiros, para muitas famílias. Especialmente aqueles que se viram desempregados ou tiveram os rendimentos diminuídos, isto exigiu certamente uma avaliação das despesas familiares.

Se passaste por isto, com certeza percebes agora a importância do planeamento em relação ao orçamento. Portanto, se um dos teus objetivos para 2021 é reduzir as despesas, não podes perder o artigo de hoje.

Trazemos 7 dicas valiosas para que tenhas um ano mais tranquilo e sem apertos financeiros.

Despesas Familiares: 7 dicas práticas para aqueles que desejam reduzir

Equilibrar o orçamento familiar é fundamental, especialmente em tempos de crise. São diversos os fatores que podem influenciar o orçamento de uma família, como o estilo de vida e a maneira como lidam com o consumo e desperdício.

Para que um planeamento de redução de despesas seja eficaz, é necessário que todos os membros da família participem para garantir a segurança financeira.

Algumas práticas fundamentais nesse sentido consistem em controlar os gastos, criar uma reserva de emergência, e abrir mão de gastos desnecessários. A seguir, descobre 7 dicas para reduzires as despesas familiares a partir de agora.

1 – Reúne toda a família para planear

Lembra-te, é muito importante que todos os integrantes da família se comprometam com as práticas de redução de custos. Faz uma reunião e reforça a importância da transparência em relação aos gastos e do esforço mútuo para reduzir as despesas.

São pequenas mudanças na rotina que farão toda a diferença, como desligar a TV ao sair da sala ou evitar deitar comida fora.

2 – Diminui o desperdício

Os desperdícios numa casa geralmente estão relacionados com os alimentos e energia elétrica.

Manter muitos aparelhos eletrónicos ligados ao mesmo tempo, e sem necessidade, ou comprar alimentos em excesso que acabam por estragar. Estas ações, infelizmente, são muito comuns e geram um prejuízo financeiro.

Avalia os hábitos de cada membro da família, e identifica as origens do desperdício para adotares medidas de contenção.

3 – Evita gastos supérfluos

Para reduzires as despesas familiares, também deves eliminar os gastos supérfluos. Saídas ao fim de semana, compras de roupas e acessórios e outras despesas deste género devem ser sempre planeadas.

Mesmo que te depares com uma promoção, e tenhas aquela vontade de comprar o artigo mais barato, não caias na tentação.

Para teres um controlo eficaz do orçamento é preciso controlares receitas e despesas. Portanto, qualquer compra por menor que seja pode ter influência no fim do mês.

4 – Estabelece metas de gastos

Estabelecer metas de gastos é uma maneira de garantir que ninguém vai gastar além do que pode no orçamento.

Faz um planeamento sobre o quanto podes gastar em diferentes segmentos, como: alimentação, lazer, despesas fixas, entre outros e tenta seguir à risca o valor estipulado.

5 – Cria uma reserva de emergência

A saúde das finanças só está garantida quando se tem uma reserva de emergência. Nunca sabemos quando vão acontecer imprevistos, e para não seres apanhada de surpresa deves preparar-te.

Guarda uma parte do orçamento todos os meses para criar ou aumentar a reserva. O ideal é ter dinheiro suficiente para cobrir de três a seis meses de gastos. Podes investir o dinheiro num depósito que oferece liquidez.

6 – Procura opções mais baratas de produtos e serviços

Para colocar dicas de economia doméstica em prática é preciso fazer alguns esforços, como pesquisar muito antes de comprar. Compara entre lojas físicas e online para determinar onde será possível diminuir as despesas familiares.

Procurar opções mais baratas de produtos e serviços é indispensável para conseguires equilibrar as contas no fim do mês.

7 – Tenham um objetivo em comum

Já sabes que uma economia doméstica é fruto de um trabalho em conjunto. Para não desanimar e desandar com os gastos, é importante que a família tenha um objetivo em comum.

Uma espécie de “recompensa” pelo esforço. Pensa em fazer uma viagem, ou trocar de carro, por exemplo, como “prémio” por conseguirem reduzir as despesas. Ter algo concreto em mente vai tornar a rotina de poupança mais fácil.

Percebes como algumas práticas simples podem ajudar-te a reduzir as despesas familiares? Adota estas dicas na tua rotina, e não passes por mais apertos em relação ao orçamento.

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Como funciona a bioquímica das emoções
Saúde e Bem Estar

Como funciona a bioquímica das emoções

Quando falamos em emoções, logo pensamos em algo totalmente abstrato. Não é comum as relacionarmos com reações biológicas e químicas do corpo. Porém, os conceitos

5 tipos de difusores usados na Aromaterapia
Saúde e Bem Estar

5 tipos de difusores usados na Aromaterapia

Sabias que existem vários tipos de difusores que podes usar na Aromaterapia que potencializam os óleos essenciais? A inalação direta do frasco costuma ser uma