O que é e para que serve o óleo de canabis

O que é e para que serve o óleo de canabis

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O óleo de canabis, também conhecido como óleo de CBD, é uma substância obtida a partir da planta Cannabis sativa. Esta planta é capaz de aliviar os sintomas de diversos transtornos e doenças.

Entre alguns dos tratamentos mais comuns são a ansiedade e as insónias. Mas pode também trazer benefícios no tratamento de pacientes que sofrem de epilepsia.

A sua origem, um tanto ao quanto controversa, faz com que muitos sequer considerem o óleo de canabis como um método de apoio nesta jornada.

Mas, com um pouco mais de conhecimento acerca da sua composição e benefícios, observamos que este pode ser um grande aliado no tratamento de doenças graves.

A seguir, explicamos-te o que é e para que serve o óleo de CBD.

Óleo de canabis: Como atua no tratamento de transtornos e doenças

Primeiramente, é importante esclarecer que contrariamente a outros medicamentos à base de canabis, o óleo de canabis não possui THC.

Essa é uma das sustâncias presentes na planta, responsável pelos efeitos psicotrópicos, como perda de consciência e distorções no tempo e espaço. 

Dito isso, os pacientes que fazem tratamento com o óleo não são acometidos dos mesmos efeitos causados em pessoas que utilizam a planta in natura.

Como atua o óleo no corpo humano

A ação do óleo de canabidiol dá-se principalmente em dois receptores presentes no organismo, conhecidos como CB1 e CB2.

O CB1 está localizado no cérebro relaciona-se com a regulação da liberação de neurotransmissores e da atividade neural. Enquanto o CB2 está presente nos órgãos linfoides, que são responsáveis pelas respostas inflamatórias e infecciosas.

Ao atuar sobre o receptor CB1, o canabidiol é capaz de evitar a atividade neural excessiva, ajudando no relaxamento do indivíduo.

Além disso, é capaz de reduzir os sintomas associados à ansiedade, além de regular também a percepção de dor, a memória, a coordenação e a capacidade cognitiva.

Já ao atuar sobre o receptor CB2, o canabidiol ajuda no processo de liberação de citocinas pelas células do sistema imunitário. Isso ajuda a diminuir a dor e a inflamação.

Para que serve o óleo de canabis?

Sabendo um pouco mais sobre a forma como esse composto atua no organismo, é hora de conheceres as finalidades do seu uso como auxílio para o bem-estar.

1 – Redução de convulsões

O óleo pode auxiliar na redução de convulsões causadas pela epilepsia. E, em alguns casos mostrou-se um método mais efetivo do que os medicamentos já utilizados.

2 – Proteção dos neurónios e ação anti-inflamatória

Propriedades de proteção de células cerebrais e da medula foram observadas em culturas de células e em modelos animais.

Isso pode ter efeito positivo no tratamento de diversas doenças, nomeadamente:

  • Alzheimer
  • AVC
  • Doença de Parkinson
  • Neuro degeneração causada pelo uso exagerado de álcool
  • Esclerose múltipla, que é uma doença inflamatória

3 – Tratamento de pacientes com cancro

Em países onde a cannabis é legalizada medicinalmente, já são feitos tratamentos da dor, náusea e aumento do apetite em pacientes com cancro e em tratamento de quimioterapia.

Além disso, há estudos que demonstram que o CBD tem efeitos de:

  • Redução de tumores
  • Diminuição do crescimento tumoral
  • Inibição da metástase

Todos estes estudos foram realizados em animais e culturas celulares, entretanto, ainda não houve estudos destes efeitos em humanos.

4 – Melhoria ansiedade e depressão

Experiências com humanos deram resultados positivos na redução da ansiedade. Respostas corporais, como a frequência cardíaca, que indicam stresse e ansiedade, foram reduzidos com o CBD.

Apesar de tantos benefícios, a controvérsia em torno da substância torna mais difícil a sua utilização. E, isso torna mais difícil a recolha de dados e informações acerca da sua atuação medicinal.

De qualquer maneira, é possível obter o óleo de canabis para fins medicinais, sendo importante consultar um profissional da saúde antes de fazer uso da substância.

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Emoções e óleos essenciais Qual a ligação
Saúde e Bem Estar

Emoções e óleos essenciais: Qual a ligação

Certamente alguém já te recomendou a aromaterapia para te ajudar a lidar com algumas emoções. O ceticismo de muitos acerca das propriedades dos óleos essenciais

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D
Saúde e Bem Estar

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D

A Vitamina D é um nutriente essencial utilizado pelo nosso corpo para diversos processos vitais, como a construção e manutenção de ossos fortes. É comumente