Primeiro vem a decisão de fazer dieta e ter uma alimentação mais saudável, e depois a ida ao supermercado. Quando vês o preço de alguns produtos que constam na lista, assustas-te.
Isto acontece porque os produtos com zero açúcar têm um preço mais elevado. Isso vai resultar num valor final de compra mais alto que o normal.
Mas será que fazer dieta tem de pesar no orçamento? Vamos já adiantar a resposta: não!
É perfeitamente possível perderes peso através de uma alimentação saudável e balanceada com frutas, verduras, legumes, carnes magras, cereais integrais e laticínios. E estes produtos não te vão custar um valor astronómico.
Para saberes mais, continua a ler o nosso artigo!
Fazer dieta: Como ter uma boa alimentação sem pesar nos custos
Percebe que não é caro fazer dieta e não se gasta nada além do habitual para se planear uma rotina de alimentação mais saudável. A menos que compres produtos industrializados do tipo diet, light, fit, ou te iludas com o chá milagroso que a blogger fitness indicou. Aí, a única coisa que conseguirás reduzir é a conta bancária invés do peso.
É preciso acabar com o mito de que fazer dieta é sinónimo de gastar dinheiro para criar pratos elaborados com itens caros e difíceis de encontrar. Na verdade, trata-se de uma combinação de disciplina e força de vontade.
O segredo para a dieta económica é consumir alimentos naturais e ainda apostar nas substituições. Por exemplo, trocar peixes caros como o salmão, por espécies mais em conta, como o cação.
A seguir, apresentamos 5 dicas para que possas colocar aquele plano de dieta em prática sem que isso pese no orçamento!
1 – Vai às compras com uma lista
Organização é a chave de qualquer dieta. É necessário, em primeiro lugar, compreender o que faz bem à saúde e o que não faz.
Ir a uma consulta com um nutricionista para construir um menu personalizado é uma ótima dica. Com um plano alimentar em mãos, é hora de fazer a lista do que precisas ter na despensa e ir ao supermercado.
Sabendo exatamente o que deves comprar, evitas colocar no carrinho produtos com preço mais elevado e que não vão ser cruciais para a dieta.
2 – Cozinha as tuas próprias refeições
O menu mais saudável e mais nutritivo é aquele composto por alimentos vivos, que são comidas cruas, retiradas da terra e que precisas de preparar.
Experimenta deixar de adquirir produtos industrializados, que estão num saquinho prontos para serem consumidos.
É difícil, mas esse caminho com certeza é o que vai prosperar em todos os sentidos, tanto no emagrecimento, quanto no aumento da qualidade de vida. E para além disto vai fazer-te poupar um bom dinheiro no final das compras.
3 – Cuidado com alimentos que são aparentemente saudáveis
Diversas marcas utilizam apelo publicitário para vender os produtos como “fonte de vitaminas e minerais”. Mas na verdade são fontes de açúcar e farinha branca, fornecendo calorias vazias que não agregam nada à saúde.
É difícil saber identificar o que parece e o que é, de facto, saudável. Mas saber ler e interpretar melhor os rótulos é a melhor forma de conheceres o que existe nos alimentos que estão na embalagem.
4 – Evita o desperdício
Para não desperdiçares alimentos e seres mais saudável no dia a dia, usa as cascas dos vegetais como cenoura, batata, aipo e espinafre, para fazer novas receitas.
Estas partes dos alimentos, que muitas pessoas têm o hábito de descartar, são ótimas para preparar sopas, risotos e outras receitas.
Seguindo esta lógica de aproveitar todas as partes dos vegetais, inventas receitas diferentes e até consegues economizar mais.
5 – Dá preferência às frutas e legumes da estação
Em qualquer dieta saudável deves consumir mais frutas e legumes para substituir os processados. E quando são comprados na época certa, os alimentos saem mais em conta e podem ser encontrados em maior quantidade.
Por isso, a sugestão é justamente tentar comprar os alimentos de acordo com a época e, de preferência, aproveitando possíveis promoções.
Lembra-te que o ideal é comprar os vegetais semanalmente para que fiquem mais frescos na hora da refeição e não corram o risco de se estragar.
Viste como fazer dieta não precisa de pesar no orçamento! Segue as nossas dicas e começa a planear uma nova rotina e educação alimentar para teres uma vida mais saudável e ainda eliminar alguns quilinhos!