Fazer dieta ou ter uma alimentação saudável?

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ir a uma nutricionista porque queremos fazer dieta significa para muitas pessoas um aumento de ansiedade, frustração e pensamentos negativos que estão longe da realidade.

O primeiro pensamento que temos quando pensamos em consultas de nutrição é: “ele vai proibir-me de comer doces”, “eu só vou poder comer salada” ou “não vou poder jantar fora de casa”.

Estas frases dizem-te alguma coisa? Isto acontece porque há uma grande diferença entre fazer dieta e ter uma alimentação saudável.

Além disso há diferenças entre ir a uma consulta com um nutricionista que está apenas a querer ganhar dinheiro e ir a uma consulta de um nutricionista que se preocupa com o teu bem-estar tendo por base as tuas necessidades.

Dieta? Mas o que é afinal fazer dieta?

A palavra dieta tem muitas conotações negativas e está associada a sentimentos de culpa, frustração e negatividade.

Tudo isto vem das dietas restritivas típicas que eliminam muitos grupos de alimentos, são muito baixas em calorias e não se adaptam à vida quotidiana das pessoas.

Este tipo de dieta é realizado por nutricionistas que não estão consciencializados sobre a importância da variedade de alimentos. E para poder fornecer aconselhamento nutricional correto, a consciencialização é essencial. A nutrição é uma ciência que muda constantemente.

Se desejas perder peso, este tipo de dieta de baixas calorias não é ideal para ti. Isso porque restringe um determinado grupo de alimentos que é interessante incluir na alimentação diária, como nozes ou abacate. Embora sejam bastante calóricos são extremamente nutritivos.

É muito mais interessante focar na qualidade do que comemos em vez da quantidade. E, isso será o que qualquer profissional de saúde te vai dizer.

Existem outros tipos de dietas (conhecidas como dietas milagrosas) em que o nível de restrição alimentar é muito maior ou concentra-se num determinado alimento (dieta de abacaxi, dieta da sopa). Mas será que são benéficas para a tua saúde?

O que é ter uma alimentação saudável?

Se perguntamos às pessoas o que é ter uma alimentação saudável, a primeira coisa que elas respondem é comer alface e tomate. E, este não é o caso.

A alimentação ou estilo de vida saudável é acompanhada por uma alimentação correta e variada. A mesma tem como base os vegetais e inclui todos os grupos de alimentos reais e reduz ao máximo o consumo de produtos ultra-processados. Mas, além disso, inclui também a prática de exercício físico, uma vida social saudável e uma boa noite de sono.

Ter uma alimentação saudável é compatível com aniversários, festas ou férias, porque realmente aprendes a aproveitar os eventos pontuais da melhor maneira.

Aprendes que, nos dias anteriores a esse evento social, comes de maneira saudável e logo após o evento vais continuar a comer de maneira saudável.

Não há restrições, compensação por excessos ou sentimento de frustração. Isso porque sabes que tens uma alimentação saudável na maior parte dos dias. E, aquela comida mais calórica vai ser a exceção à regra e não o contrário.

“Mas é muito difícil ter uma alimentação saudável se eu quiser ter uma vida social” é a frase típica que muitas pessoas dizem. Mas não é complicado.

A realidade é que podes encontrar opções mais saudáveis em qualquer restaurante ou evento. Por isso, trata-se somente de uma questão de verdadeira força de vontade.

Independentemente do tipo de alimentação que tens, a verdade é que a mesma pode ser sempre acompanhada de um suplemento natural que te ajude a alcançar o teu objetivo.

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Como funciona a bioquímica das emoções
Saúde e Bem Estar

Como funciona a bioquímica das emoções

Quando falamos em emoções, logo pensamos em algo totalmente abstrato. Não é comum as relacionarmos com reações biológicas e químicas do corpo. Porém, os conceitos

5 tipos de difusores usados na Aromaterapia
Saúde e Bem Estar

5 tipos de difusores usados na Aromaterapia

Sabias que existem vários tipos de difusores que podes usar na Aromaterapia que potencializam os óleos essenciais? A inalação direta do frasco costuma ser uma