Como fazer a economia andar após a crise

Como fazer a economia andar após a crise

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A pandemia afetou diretamente a economia que agora começa a dar os primeiros passos rumo à recuperação.

Esta situação afetou a vida de todos, uns de forma mais drástica, outros menos. Porém um fato que resulta deste cenário é a crise económica em vários países do mundo.

Nos noticiários somos informados acerca dos milhares de empresários, à frente de macro ou micro empresas, e que têm sofrido uma queda na produção e comercialização de produtos e serviços.

Mas sabias que se todos agirmos em conjunto é possível fazer a economia andar novamente? Esse objetivo pode ser alcançado através da valorização do comércio nacional e local por parte dos consumidores.

No artigo a seguir vamos falar da importância dessa conscientização e como atitudes simples podem ajudar o país a superar as consequências desta pandemia.

Como recuperar a economia através da valorização do comércio local?

A economia nacional ainda está a sofrer com a crise gerada pelo Covid, que literalmente parou o país e o mundo, criando um cenário complexo do qual estamos a sentir as consequências.

Mas é importante saber que a economia de um país funciona como uma grande engrenagem movida por pequenas peças. Neste caso são os comerciantes e empreendedores de grandes e pequenas empresas.

Desde aquela franquia gigantesca de um supermercado até uma pequena loja fazem parte desse sistema que coloca a economia a andar. Porém a forma como foram afetadas pela quarentena e paralisação é bem diferente.

Por exemplo, uma empresa de grande porte com altas reservas de capital terá muito mais hipóteses de superar essa crise do que aqueles que sobrevivem exclusivamente da renda de um pequeno comércio.

Agora, imagine se todos estes pequenos comércios fecharem as portas? Certamente isso trará prejuízos não só para quem dependia dessa fonte de renda, mas também para toda a economia do país.

Para evitar este efeito em cadeia, muitos iniciaram campanhas de valorização do comércio local durante os últimos meses. Ou seja, ao invés de comprar das grandes empresas estrangeiras, o ideal é adquirir produtos e serviços de empresas locais.

Ações coletivas como esta ajudam a manter o emprego de muitas famílias. E, consequentemente atuam como mais um pilar de sustentação para que a economia de um país não desmorone.

Como é que podemos ajudar a nossa economia?

Todos podem colaborar priorizando a aquisição de produtos e serviços locais e nacionais. Sempre que possível escolhe fazer as tuas compras num comércio local. Fazer o dinheiro circular “internamente” ajuda a aquecer os mais diversos setores comerciais.

Muitos empreendedores já estão a adaptar-se a essa nova realidade, através da implementação de sistemas de entrega por apps. E, dessa forma conseguem dar maior visibilidade ao negócio e facilitar o alcance dos consumidores.

Através de uma conscientização coletiva será possível evitar um colapso na economia portuguesa, que poderá resultar em desemprego, e por consequência aumento da pobreza e violência.

Se é possível ver algo positivo nesse cenário, é o fato de que as pessoas estão muito mais compadecidas com o sofrimento alheio. E esse sentimento é capaz de nos unir para reerguer o país.

Portanto, além das medidas de proteção contra a disseminação do vírus, é importante também ter um olhar atento aos outros setores que estão a ser afetados pela pandemia, especialmente a economia.

Sabemos que essa realidade não irá permanecer para sempre, mas trará consequências que muitos irão sentir pelo resto da vida.

Assim, tentar atenuar os danos e atuar a favor da recuperação do país não será fácil. Mas com pequenas atitudes é possível colaborar para que, aos poucos, a vida volte a ser como era antes.

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Emoções e óleos essenciais Qual a ligação
Saúde e Bem Estar

Emoções e óleos essenciais: Qual a ligação

Certamente alguém já te recomendou a aromaterapia para te ajudar a lidar com algumas emoções. O ceticismo de muitos acerca das propriedades dos óleos essenciais

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D
Saúde e Bem Estar

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D

A Vitamina D é um nutriente essencial utilizado pelo nosso corpo para diversos processos vitais, como a construção e manutenção de ossos fortes. É comumente