AVISO: A produção e envio dos produtos disponíveis na Loja apenas será retomado a 18 de agosto.

Dicas de poupança na hora de ir às compras

Dicas de poupança na hora de ir às compras
Quem de nós nunca fez uma compra que depois viu que não precisava realmente? Numa altura em que a palavra poupança está cada vez mais presente, partilho algumas dicas que te podem ajudar.

Atualmente são diversos os estímulos com os quais somos bombardeados no nosso dia-a-dia. A publicidade massiva, a colocação estratégica dos produtos nas lojas, as oscilações de preço são algumas das estratégias mais utilizadas.

Com o tempo fomos desenvolvendo estratégias de compra, testando novos produtos. De forma a te ajudar, partilho contigo 6 dicas de poupança a que costumamos recorrer cá em casa.

Claro que existem alguns pontos mais complicados de cumprir quando falamos em poupança. Felizmente existem outros realmente práticos e acessíveis de implementar e que sem dúvida te vão ajudar a economizar.

 

6 Dicas de Poupança

1 – Fazer uma lista

Inevitavelmente, e tal como acontece a maior parte das vezes quando ouvimos falar em poupança, o fazer uma lista de compras é a primeira sugestão.

Pode parecer estranho mas esta lista tem dois grandes papéis! Se por um lado irás garantir que não ficará nada em falta em casa, por outro vai ajudar-te a não fazeres compras desnecessárias.

De forma a ser realmente eficaz, faz a tua lista de produtos que realmente necessitas e mantém-te fiel a ela.

É normal que de início te escape escrever algo quando fazes a lista. Por isso, a sugestão é que vás escrevendo as “faltas” ao longo da semana e que faças uma revisão geral antes de ires às compras.

Existem imensas formas de fazer listas de compras e por isso é mesmo uma questão de testares qual a que resulta melhor aí em casa. Podes estruturar por tipo de alimentos ou até pelo local onde normalmente compras de forma a ficar mais organizada.

 

2 – Vai às compras com tempo

Esta é uma daquelas dicas de poupança que faz todo o sentido. No entanto, a maior parte das pessoas não cumpre. É sem dúvida um dos pontos que considero mais complicado de implementar devido à enorme correria do dia a dia.

Entre trabalho, família e cuidares de ti, estas questões podem ser deixadas de parte. No entanto, este é um ponto que tenho mesmo de insistir pois resulta mesmo! Ter os filhos connosco, irmos numa corrida pois queremos aproveitar um espacinho de tempo que surgiu inesperadamente é uma contraprodutivo. O nosso foco deixa de ser o cumprir a lista e aproveitar as melhores oportunidades e passa a ser uma corrida contra o tempo.

 

Dicas de poupança na hora de ir às compras

3 – Considera os produtos de marca branca

Hoje em dia já existem produtos de “marca branca” muito bons! Apesar de ser algo a que muitas pessoas são ainda pouco recetivas, esta dica pode ajudar-te a poupar um valor considerável ao final do mês.

Em algumas grandes superfícies tens até duas diferentes gamas de “marca branca”. Nessas, por norma sugiro que optes pela melhor pois é importante garantir a qualidade dos produtos que compramos.

Claro que existem produtos que a relação qualidade/preço não compensa mas a realidade é que existem produtos de marca branca de extrema qualidade e por vezes muito melhores do que algumas marcas conceituadas. Lembra-te que o nome da marca também tem um custo e que não é por ser caro que tem de ser obrigatoriamente bom.

Assim convido-te a que te desapegues um pouco da questão das marcas. Poderás surpreender-te bastante tanto em termos de qualidade como de preço.

 

4 – Não vás com fome para o supermercado

Mais uma dica inevitável de falar!

Por norma, quando vamos às compras com fome, o nosso foco na lista falha e começamos a colocar outro tipo de produtos no carrinho. Por isso, a sugestão é comeres algo antes de ires às compras para evitar compras desnecessárias.

A razão destas compras por impulso acontecerem é mesmo pela posição estratégica dos alimentos nas prateleiras. Além disso, quando temos fome, o nosso cérebro acaba por assumir alguns dos alimentos como “solução” e muito provavelmente esse produto irá para tua casa, mesmo que não precises.

 

5 – Vai às compras sozinha

Esta dica é um pouco semelhante a uma que já falámos. No entanto, é importante que percebas o porquê de optares por ir às compras sozinha te pode ajudar.

Por mais que seja agradável termos a companhia da nossa família, e além de a nossa atenção ficar mais dispersa, vais acabar por ter em consideração as sugestões de compra de quem te acompanha. 

 

6 – Está atenta às prateleiras

Por último, e o que muitos não sabem, é que os supermercados estão organizados de maneira a conseguir “enganar-te”.

Posto isto, é importante que saibas que, normalmente, os artigos com preços mais elevados são aqueles que se encontram no teu raio de visão. As prateleiras centrais são a perdição! O que tu queres mesmo é olhar para os produtos da prateleira de baixo.

Neste ponto só é preciso mesmo que tenhas em atenção e que vejas os valores dos restantes produtos similares. Muitas das vezes, mesmo que os produtos em destaque estejam em promoção, acabam por estar a um preço mais elevado. Além disso, verifica sempre o preço da embalagem e o preço por litro, quilo ou unidade. Podes não acreditar mas, nem sempre os produtos com mais quantidade saem mais em conta.

 

Espero que estas dicas de poupança te sejam úteis e que possas começar a poupar hoje mesmo. 

Vai testando o que resulta melhor para ti e para a tua família e lembra-te que nada melhor que agir com calma e clareza. Assim poderás certamente ver mudanças na tua vida.

 

Nota que algumas das dicas que aqui te dei são maioritariamente aplicáveis em grandes superfícies pois existe uma enorme variedade de produtos ao nosso dispor.

 

Lara Prazeres

PARTILHA ESTE ARTIGO

Quem de nós nunca fez uma compra que depois viu que não precisava realmente? Numa altura em que a palavra poupança está cada vez mais presente, partilho algumas dicas que te podem ajudar.