O produto ao qual chamamos de desinfetante é utilizado na limpeza e conservação de ambientes como casas, escritórios, lojas e hospitais. Ao acabar com a sujidade, evita o aparecimento de doenças causadas por germes e bactérias.
Em tempos de pandemia, os hábitos de limpeza ganharam uma importância ainda maior na vida de todos. Principalmente porque evitam a contaminação e propagação de doenças. Entre os produtos mais utilizados estão o desinfetante e o detergente.
Mas será que ambos possuem a mesma ação na limpeza? Conheces as diferenças e quando utilizar um ou outro?
Para esclarecer essas e outras dúvidas, elaboramos um artigo completo com tudo o que precisas de saber sobre a utilização do desinfetante ou detergente.
Desinfetante e detergente: Conhece as diferenças e fica a saber quando utilizar
Nada é melhor do que ver a casa limpa e cheirosa, certo? Mas quem pensa que o bom cheiro é proporcional à limpeza do ambiente, ou seja, quanto mais cheiroso, mais limpo, está enganado.
Além disso, também é importante ressaltar que ambiente limpo não é sinónimo de ambiente livre de germes e bactérias.
Muitas pessoas ainda pensam que limpar e desinfetar é a mesma coisa e é exatamente aí que existe perigo. Isso porque um local limpo pode, sim, ser infecioso.
Para facilitar a tua vida, a seguir explicamos-te a diferença entre a utilização de detergentes e desinfetantes. Assim podes manter a casa limpa e a tua família protegida de contaminações por bactérias.
1 – Detergentes
Os detergentes são produtos sem ação desinfetante ou bactericida, mas removem a sujidade das superfícies sem danificá-las. Mais especificamente, os detergentes são mais indicados para a limpeza de óleos e gorduras.
O poder de limpeza advém dos tensoativos da fórmula, substâncias químicas que reagem à água e à gordura.
Se sabes o que acontece quando colocamos água e óleo no mesmo copo, fica fácil de entender como funcionam os tensoativos.
Na sua estrutura, o tensoativo possui uma parte da molécula que “cola” na gordura e outra que “cola” na água. Assim, consegue juntar as duas partes, permitindo que a gordura seja removida da superfície e carregada pela água.
2 – Desinfetantes
Um produto desinfetante, por sua vez, combate bactérias, podendo também eliminar alguns tipos de vírus e fungos.
Os micróbios (seres microscópicos) podem causar doenças e infeções graves. Por isso os bactericidas e desinfetantes são essenciais em áreas de maior risco de contaminação.
É recomendada a utilização em locais onde há preparação de alimentos, casas de banho e todos os ambientes com grande circulação de pessoas.
Em hospitais, que recebem pacientes com saúde vulnerável, o risco de contaminação é maior, portanto o cuidado precisa ser redobrado!
Onde e quando utilizar cada produto?
Não é preciso entrares em pânico e esterilizares tudo o que vês pela frente! Tanto o desinfetante quanto o detergente são produtos fundamentais para uma limpeza completa, e recomendados em situações diferentes.
O detergente serve para a louça do dia a dia e pode ser aplicado em pisos, azulejos e no vaso sanitário. A espuma deve ser enxaguada com água corrente.
Lembra-te que, apesar de não possuir ação bactericida, lavar os utensílios da cozinha com o detergente já é suficiente para limpar e remover resíduos orgânicos e restos de comida.
O desinfetante, como mencionado, acaba com vírus e bactérias, especialmente nas cozinhas e casas de banho. O produto precisa ficar no ambiente entre cinco a dez minutos para ter uma ação completa. Um diferencial é o cheiro mais agradável.
Para uma limpeza eficiente na casa de banho e cozinha, primeiro retiras a sujidade superficial com o detergente, e depois aplicas o desinfetante para eliminar os microrganismos.
Agora que já sabes as diferenças entre detergente e desinfetante, cuida da limpeza da tua casa e protege a tua saúde e da tua família!