A pandemia afetou a rotina de milhões de pessoas no mundo todo. Entre as medidas de segurança para conter o avanço do vírus está o confinamento, que já provou ser essencial.

Contudo, é preciso readaptarmo-nos a esta nova realidade temporária, especialmente em relação à economia no lar. Isso porque, o facto de estarmos mais tempo em casa impacta diretamente a economia doméstica e, consequentemente, as finanças.

Por exemplo, acabamos por fazer todas as refeições em casa e os aparelhos eletrónicos ficam ligados durante mais tempo.

Por isso, vamos explicar porque é ainda mais importante ter atenção à economia no lar neste período. Deves fugir de algumas armadilhas do consumo e refletir sobre algumas decisões neste sentido.

Confinamento: Como lidar com a saúde financeira nesta fase

Como medida de redução na velocidade de propagação do novo coronavírus, autoridades do mundo inteiro recomendam que as pessoas fiquem em casa.

Mas, mesmo que isso signifique poupar em alguns aspetos, também pode resultar no aumento de outros gastos.

Como não é possível ir a restaurantes e bares, a permanência prolongada em casa pode levar ao aumento de outros aspetos. Como por exemplo, contas domésticas e compras de itens básicos.

Soma-se a isso a crise na economia nacional, as incertezas sobre o mercado e os empregos. Aqueles que não estavam habituados a ter um controlo sobre as finanças pessoais podem enfrentar consequências mais graves.

Mas ficas a saber que mesmo no confinamento é possível aplicares dicas de economia no lar. Assim podes enfrentar esta fase difícil de forma mais tranquila e sem prejudicares negativamente as finanças.

É um bom momento para refletires sobre como poupar nas pequenas coisas e sobre os supérfluos de que te podes livrar. Com esta poupança podes construir um futuro mais estável do ponto de vista financeiro.

Vê agora algumas dicas que vão ajudar-te a equilibrar as contas durante o confinamento:

Apesar da promessa de dias melhores com a chegada da vacina, não sabemos ao certo quando vai acabar o confinamento. Portanto, é imprescindível manteres um controlo sobre as finanças.

Mais do que nunca precisamos de estar preparados para lidar com dias difíceis. Por isso, poupar e ter uma reserva de emergência é fundamental durante esta fase de confinamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *