Como os óleos essenciais podem ajudar a melhorar o bem-estar

PARTILHA ESTE POST

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Muitas vezes procuramos formas alternativas para alcançar uma vida mais saudável e com maior bem-estar. E, queremos fazê-lo sem ter de recorrer a fármacos tradicionais. E, nesses casos, os óleos essenciais podem ser a opção mais interessante.

O uso de óleos essenciais está entre os métodos não convencionais mais procurados devido à sua versatilidade. Isso porque estes têm diversas finalidades como reduzir o stresse, ansiedade, insónias… E, a par disso têm um efeito calmante.

Procedimentos de aromaterapia através da utilização destes óleos mostram-se muito eficazes para trazer maior equilíbrio físico e emocional. Porém muitas mulheres ainda são céticas acerca deste método.

Por isso vamos esclarecer os principais benefícios da aromaterapia e como os óleos essenciais podem contribuir para melhorar a tua saúde e bem-estar.


Óleos essenciais: Tudo o que precisas de saber sobre o tema?

Para esclarecer como os óleos atuam de forma positiva na tua vida, é importante explicar antes o que são estes compostos. Bem como o que é efetivamente a aromaterapia.

Mas o que são afinal os óleos essenciais? São compostos produzidos naturalmente por plantas. Na natureza a sua principal função é a autodefesa da planta contra agentes externos (como insetos e bactérias).

Extrair estes óleos de forma a manter todas as suas propriedades é um processo delicado. E, é geralmente feito através da destilação a vapor ou prensagem a frio.

Uma vez extraídos e tratados, estes compostos concentrados e 100% naturais podem ser utilizados como base da terapia aromática.

Já a terapia aromática ou aromaterapia consiste num método alternativo. O mesmo ocorre através do uso dos óleos essenciais que podem ser difundidos no ambiente ou até mesmo aplicados na pele. Seguindo sempre algumas precauções.

Mas como estes extratos atuam de forma a proporcionar bem-estar? Vê a seguir alguns exemplos de óleos e conhece os benefícios que trazem para a tua saúde.  

1 – Lavanda 
O óleo essencial de lavanda é tido como um poderoso relaxante. As suas propriedades são indicadas para aliviar sintomas como ansiedade, dores de cabeça e stresse.
Além deste, o óleo de laranja também é indicado para promover calma e relaxamento.

2 – Alecrim 
Já o óleo extraído do alecrim possui propriedades que atuam na melhoria do funcionamento do cérebro, proporcionando uma sensação de vigor mental.
É também um aliado para combater a fadiga e trazer maior energia para encarar as tarefas do dia a dia.

3 – Canela 
A terapia feita com o óleo essencial de canela, por sua vez, é indicada para quem procura melhorar a atenção e a concentração.

4 – Eucalipto 
Para aqueles que sofrem com doenças respiratórias, tais como asma, bronquite e tosse crónica, o óleo de eucalipto pode auxiliar no alívio dos sintomas causados por estes problemas.

Como pode ver, os óleos essenciais são provenientes de produtos que já fazem parte da nossa rotina, entretanto utilizados de outras formas.
O segredo dos extratos está na sua elevada concentração. Portanto na forma de óleo vai potencializar os efeitos trazidos pelas propriedades das próprias plantas.

Ainda, por ser um método terapêutico 100% natural, o uso destes óleos essenciais são uma alternativa mais saudável quando comparados aos medicamentos convencionais.

Porém, é importante frisar que o seu uso deve ser feito de forma consciente, estando atento às indicações e precauções que devem ser tomadas para evitar acidentes.

Resumidamente, incluires a terapia aromática e os óleos essenciais na rotina traz-te diversos benefícios. Isso porque estes compostos atuam de forma a promover maior equilíbrio entre o corpo e a mente, causando assim maior sensação de bem-estar.