Brincadeiras divertidas para fazer em casa com as crianças

Brincadeiras divertidas para fazer em casa com as crianças

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Não sabes bem como criar brincadeiras divertidas para entreter as crianças durante esta quarentena?

Em época de quarentena e estando as crianças sem escola, muitos pais têm de lidar com os pequenos o dia todo em casa. E, mantê-los ocupados e entretidos pode ser uma tarefa difícil.

É importante reservar algumas horas por dia para que os miúdos prossigam com os estudos. Porém no tempo livre, ter brincadeiras divertidas é essencial e saudável, de forma a evitar horas na frente dos computadores e smartphones!

Se já estás a ficar sem ideias de como manter as crianças ocupadas, apresentamos-te uma lista com 7 brincadeiras divertidas para fazer em casa e passar horas agradáveis com os filhos.

Brincadeiras divertidas: 7 opções para manter as crianças ativas!

Sabemos que não está a ser fácil para muitos pais manterem os pequenos ocupados em casa. E, deixá-los o tempo todo à frente dos smartphones e conectados às tecnologias não é uma boa solução.

Aproveitem este tempo em que a família está tantas horas junta para se conectarem ainda mais. E como fazer isso? Através de brincadeiras estimulantes e divertidas que certamente as crianças vão amar!

1 – Massa de modelar caseira

Quem não adora soltar a imaginação e criar várias formas e objetos com massas de modelar?

Essa é uma brincadeira divertida e que não sai de moda. E, adultos e crianças adoram e podem passar horas entretidos.

E que tal criarem a vossa própria massa de modelar a partir de ingredientes caseiros?  Certamente vai tornar essa atividade ainda mais interessante e agradável para as crianças!

Para isso basta misturar uma pitada de sal, quatro xícaras de farinha de trigo, uma xícara e meia de água, três colheres de sopa de óleo e corantes alimentares das cores que desejares.

Pronto! Agora é só colocar a mão na massa e deixar a criatividade solta! E no fim, podem colocar os vossos biscoitos no forno e aproveitarem um lanche em família.

2 – Caça ao tesouro

Com um pouco de planeamento é possível criar uma grande aventura para os pequenos sem sair de casa. 

Todas as crianças adoram uma caça ao tesouro, e podes esconder objetos pela casa e criar um mapa com dicas para os pequenos irem à sua procura e divertirem-se durante horas.

As dicas podem conter informações educativas, tornando a hora da brincadeira também um momento de aprendizagem. E, no final podes dar-lhes um prémio por terem conseguido acabar.

3 – Bowling artesanal 

Criar os brinquedos a partir de objetos que temos em casa, é sem dúvida uma forma de tornar a brincadeira ainda mais divertida para os pequenos.

O bowling é uma opção que pode ser facilmente criada a partir de algumas garrafas pet, tinta e uma bola.

Junte as crianças para personalizar as garrafas, pintando-as das cores favoritas, e quando estiver tudo pronto utiliza-as como pinos. Agora é só organizar o espaço e preparar para muitos strikes!

4 – Trilha de obstáculos 

Nada de os deixar ficar parados e sentados no sofá! E, esta é uma das brincadeiras divertidas que podes fazer com eles.

Escolhe objetos como cadeiras, almofadas e tudo o que não seja perigoso, e os utiliza-os como obstáculos numa trilha.

Para deixar a brincadeira ainda mais emocionante estabelece um tempo para que as crianças atravessem todos os obstáculos. E assim que conseguirem começam de novo reorganizando a posição dos objetos. 

5 – Contar histórias 

Para aqueles momentos de entretenimento mais tranquilos, contar histórias é sempre uma boa alternativa. Os miúdos adoram e ficam mais relaxados enquanto ouvem contos fantásticos. 

Escolhe livros com conteúdos que as crianças gostem, se certifica-te que estão todos aconchegados quando começares a contar a história.

6 – Pintura e desenho

Outra brincadeira que nunca sai de moda e agrada pessoas de todas as idades é a pintura. Vale soltar a imaginação e utilizar vários materiais, como tintas, lápis, giz, papel e papelão.

Escolhe um canto da casa onde os pequenos podem deixar a criatividade vir à tona sem se preocuparem com a sujidade que vão fazer. Depois, é só meter mãos à obra!

7 – Cabana 

Que tal passarem uma noite diferente com a família reunida? Chama os pequenos e criem uma cabana com lençóis e cobertores, para que fique confortável e aconchegante para toda a família. 

Para que a brincadeira seja ainda mais divertida organiza uma festa do pijama, com muitas guloseimas que as crianças adoram. Será uma noite inesquecível e muito animada para a família toda!

Com um pouco de disposição e criatividade é possível passar momentos agradáveis com brincadeiras divertidas mesmo dentro de casa. E, todas estas atividades vão ajudar a manter a sanidade mental durante este tempo de quarentena.

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Emoções e óleos essenciais Qual a ligação
Saúde e Bem Estar

Emoções e óleos essenciais: Qual a ligação

Certamente alguém já te recomendou a aromaterapia para te ajudar a lidar com algumas emoções. O ceticismo de muitos acerca das propriedades dos óleos essenciais

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D
Saúde e Bem Estar

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D

A Vitamina D é um nutriente essencial utilizado pelo nosso corpo para diversos processos vitais, como a construção e manutenção de ossos fortes. É comumente