Inevitavelmente, quando falamos no início do Ano Letivo, existe sempre alguma insegurança e receios seja por parte das crianças, adolescentes ou até mesmo dos pais.
Especialmente após dois anos letivos de incertezas, e fases de confinamento, existe uma preocupação acrescida em transmitir segurança em todo o processo.
O Término das Férias
O período de férias vem acompanhado de muita alegria! As crianças aproveitam os dias para brincar, descansar e ter uma rotina menos rígida do que a que costumam ter durante o Ano Letivo.
Esta quebra na rotina pode ser um problema no momento de retomar as atividades escolares. É sempre difícil gerir novos horários, especialmente quando falamos de crianças ou jovens.
Outro fator que costuma desanimar os pequenos é a insegurança em relação às novidades que estão por vir, como nova escola, novos colegas, novos professores e matérias de estudo.
Toda esta expectativa pode causar algumas alterações emocionais e até físicas, especialmente nos mais novos.
É por isso tão importante ir fazendo uma preparação prévia, criar novas rotinas de forma a que o regresso às aulas ocorra de forma tranquila para toda a família.
Preparar o início do Ano Letivo
Lembrando sempre que, bem organizado, existe tempo para tudo – acredita que é possível – partilho contigo 6 dicas que te podem ajudar a nível familiar nesta fase do ano.
1 – Organização e renovação do material escolar
As longas listas de material é algo que assusta todas as famílias! Por isso, algo que pode ajudar é verificar o estado do material do ano anterior e qual pode ser reaproveitado. Dependendo do ano escolar, até a mochila ou a lancheira podem ser utilizadas!
Algo que te pode ajudar neste processo, quando as crianças são um pouco maiores, é ajudá-las a fazer parte deste processo de seleção. A régua, o compasso, a mochila, as canetas, lápis… são alguns dos materiais que facilmente se reutilizam.
Claro que todos sabemos que há materiais que parecem que são devorados como os lápis de carvão e borrachas! Mas isso, já estamos a contar e não somos apanhados desprevenidos. NOTA: por vezes há promoções e podes sempre aproveitar para comprar e reservar para quando for preciso.
Ao receber a lista do material escolar, basta que assinales o que já tens do ano anterior e meter mãos à obra. Deixar a criança escolher parte do material, um enfeite para a mochila caso seja do ano anterior, uns autocolantes ou uma caneta especial é algo que ajuda a que se sinta integrada no processo, facilitando este novo ciclo.
2 – Mantém o diálogo, preparando para a nova fase que se inicia
Quer estejamos a falar de crianças ou jovens, o diálogo deve sempre ser privilegiado. É importante a que se sintam acompanhados, que os seus receios são ouvidos, e que têm do seu lado alguém em que podem confiar sempre!
Por vezes existem medos e inseguranças relativamente a temas que, a nós, nem nos passaria pela mente. No entanto, para eles é algo real! Acompanha, mantém um diálogo motivador, ajuda a perceber as novidades e o quão bom pode ser aprender coisas novas.
Um conselho que te posso deixar é o diálogo esteja presente sempre ao longo do ano. Por vezes há temas mais sensíveis e que podem passar despercebidos.
3 – Estabelece horários para dormir e acordar
Durante as férias, é natural que os horários para dormir e acordar sejam alterados.
Para que o processo de retorno à rotina seja mais confortável possível, especialmente para os mais pequenos, vai ajustando os horários para dormir e acordar. Isto é algo que podes fazer mesmo durante as férias, especialmente se souberes de antemão o horário escolar.
Manter um hábito de sono saudável, além de proporcionar bem-estar físico, vai contribuir para uma maior capacidade de foco, aprendizagem e memorização do conteúdo.
4 – Inicia a rotina de estudos logo no início do ano letivo
A adaptação ao retorno das aulas é sempre difícil! Especialmente quando há mudança de ciclo pois o número de disciplinas aumenta e as estratégias de estudo muitas vezes têm de ser adaptadas.
De forma a facilitar ao máximo a adaptação, é importante criar desde início horários e técnicas de estudo. No entanto, é importante perceber que poderá haver necessidade de ir adaptando. O que funciona ao longo de um ano letivo pode não funcionar no seguinte. Pode até mesmo de deixar de funcionar a meio do ano.
O acompanhamento é fulcral para ajudar a que a matéria a estudar não se acumule, tendo sempre o cuidado de não os sobrecarregar.

5 – Momentos de Lazer
Embora o período de férias tenha acabado, os momentos de lazer devem sempre fazer parte do dia-a-dia. Seja qual for a idade, é algo que devemos incluir pois, sendo sincera, até nós precisamos de uma pausa para relaxar.
Mesmo priorizando os estudos, existe sempre espaço para atividades lúdicas e descontraídas, tornando o dia mais leve. É tudo uma questão de conseguirmos gerir o tempo.
Estas pausas são importantes para toda a família. E são estes momentos que nos ajudam a ganhar energia, motivação e concentração na altura de estudar/trabalhar.
6 – Um começo de Ano Letivo repleto de emoções
É da natureza do ser humano temer o novo e desconhecido. O regresso às aulas pode tornar-se num momento apavorante para os pequenos, principalmente se os pais não souberem lidar com esta nova fase.
Ao mesmo tempo, pode causar o mesmo impacto nos pais! Por mais que tentemos disfarçar quem nunca sentiu aquele aperto no primeiro dia de aulas? No final de contas, não deixam de ser os nossos filhos e todos nós temos direito de ter receios.
Para tentar gerir as emoções ao longo de todo o Ano Letivo, e não só no início, há que estimular o pensamento positivo e ser otimista. Desta forma iremos ajudar as nossas crianças a serem mais confiantes para encarar os desafios e conquistar os objetivos.
Por mais que ao ler pareçam 6 dicas simples de fazer, reconheço que existem sempre aqueles momentos desesperantes! Respirar fundo, um abraço apertado e uma palavra de força podem fazer milagres!
Lara Prazeres