Açúcares: Quais são as opções mais saudáveis

Açúcares: Quais são as opções mais saudáveis

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se tens um paladar que favorece os açúcares, provavelmente não consegues abdicar daquele doce na hora do café. Porém, é preciso procurar alternativas mais saudáveis invés de consumir açúcar refinado.

Este pequeno ingrediente já faz parte do nosso dia a dia em diversas preparações. Entretanto, apesar de já termos o hábito de consumir este produto, é de conhecimento geral os males que pode fazer à saúde.

A seguir, listamos as opções de açúcar e adoçantes menos prejudiciais para a saúde. Para conhecê-las continua a ler este artigo e descobre as características de cada um.

Açúcares: Conhece as opções para o substituires por alternativas mais saudáveis

Melado de cana, demerara, mascavo, orgânico, cristal, entre outros. As opções para adoçar um simples cafezinho, fazer um bolo ou um prato doce vão muito além do açúcar refinado. Ou, como quem diz: açúcar branco.

Apesar de ser o mais comum, este é o tipo menos indicado pelos especialistas. Isto porque o processo de refinamento recebe alguns aditivos químicos, e acaba por perder vitaminas e valor nutricional.

Mas, a boa notícia é que nem todos os açúcares precisam de ser vilões. A partir de agora apresentamos diversas alternativas que podem adoçar a tua vida sem prejudicar a tua saúde.

1 – Açúcar Cristal

Similar ao açúcar refinado, a variedade cristal é um pouco menos processada. Ou seja, ainda mantém alguns nutrientes, sendo um pouco menos prejudicial do que o açúcar tradicional.

Entretanto, também deve ser usado com moderação. Com grânulos maiores e mais transparentes, é utilizado principalmente para confeções de bolos e doces.

2 – Açúcar Demerara

Os grãos do açúcar demerara são semelhantes à variação cristal, entretanto, de cor castanha claro, quase caramelo. Esta variedade passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico.

Com isso, possui um valor nutricional alto, parecido com o do açúcar mascavo. A melhor escolha para este tipo de açúcar é a forma orgânica, porque mantém todos os nutrientes sem a adição de defensivos agrícolas.

3 – Açúcar Mascavo

É a forma mais bruta de extração do açúcar da cana, retirado depois da cozedura do caldo da cana.

Como não passa pelo refinamento, o açúcar mascavo tem uma coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Sem refinamento, são preservados os minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio, e as vitaminas.

4 – Açúcar de Coco

É um substituto do açúcar de cana, extraído do fluido das flores da palma de coco. Este não passa por refinamento e adulteração. Além disso, não contém conservantes.

O açúcar de coco possui uma elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Apresenta um baixo índice glicémico, sendo digerido mais lentamente.

5 – Açúcar Orgânico

O orgânico é produzido livre de agrotóxicos e sem adição de componentes químicos. Isso significa que tem um valor nutricional mais alto.

6 – Melado de cana

Também conhecido como melaço da cana, é um açúcar líquido que não passa por nenhum processo de refinamento. Dessa forma, todos os nutrientes também são preservados.

Deves estar a perguntar-te qual destas opções é a mais saudável, certo? A verdade é que todos os tipos de açúcar são bastante calóricos e têm o poder de aumentar muito rapidamente a glicose no sangue.

Portanto, independentemente do processamento, o produto deve ser utilizado com moderação. Ao escolher alguma das variedades, observa sempre:

  • A cor do açúcar: quanto mais escuro, mais nutritivo
  • Lê sempre os rótulos dos alimentos
  • Prioriza os açúcares que passaram por poucos ou nenhum processo de refinamento.

Lembra-te que o consumo excessivo de açúcares pode contribuir para o desenvolvimento de obesidade, diabetes e outras doenças crónicas. Estas doenças são mais comuns em indivíduos com fatores de risco cardiovascular. Portanto, independentemente da tua escolha, consome com moderação.

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Como funciona a bioquímica das emoções
Saúde e Bem Estar

Como funciona a bioquímica das emoções

Quando falamos em emoções, logo pensamos em algo totalmente abstrato. Não é comum as relacionarmos com reações biológicas e químicas do corpo. Porém, os conceitos

5 tipos de difusores usados na Aromaterapia
Saúde e Bem Estar

5 tipos de difusores usados na Aromaterapia

Sabias que existem vários tipos de difusores que podes usar na Aromaterapia que potencializam os óleos essenciais? A inalação direta do frasco costuma ser uma