A importância de fazeres frequentemente um detox mental e físico

A importância de fazeres frequentemente um detox mental e físico

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O nosso corpo e mente devem estar sempre em equilíbrio para que estejamos totalmente saudáveis. Quando um não está bem, o resto do organismo sente e ficamos mais suscetíveis a doenças. Porém, existe uma solução, o detox.

Esta pode ser a ajuda perfeita para atingires este equilíbrio, contudo, deves fazê-lo frequentemente. Fazer esta “limpeza” física e mental é mais fácil do que imaginas, basta incluíres alguns hábitos na tua rotina.

No artigo de hoje vamos explicar a importância de te livrares das toxinas más físicas e mentais e como podes fazê-lo!

Detox: O segredo para o bem-estar e uma vida equilibrada

O detox, no geral, significa eliminar toxinas. Quando se trata da saúde física, estamos literalmente a falar de toxinas que estão presentes no nosso organismo que podem prejudicar a saúde.

Já o mental está relacionado com sentimentos negativos que podem desencadear transtornos emocionais como ansiedade ou até mesmo depressão.

Vamos falar sobre cada um deles separadamente para que consigas compreender melhor a sua importância.

Detox físico

A alimentação é um dos principais fatores para o bom funcionamento do nosso organismo. Ou seja, se comemos mal, inevitavelmente o nosso corpo não vai desempenhar as suas funções biológicas da maneira ideal.

Isto pode levar ao acúmulo de toxinas no interior do nosso organismo. Neste caso, têm origem numa alimentação rica em produtos nocivos à saúde, como os industrializados, alimentos com muito açúcar e gordura saturada.

Outros hábitos como fumar e beber bebidas alcoólicas em excesso também contribuem para o aumento destas toxinas.

Mesmo que tenhas um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada, estás sujeita ao acúmulo destas toxinas. Elas afetam principalmente o sistema imunitário e deixam-nos mais vulneráveis a doenças.

Por isso, é importante adotares uma dieta saudável regularmente para eliminares o excesso destas substâncias nocivas.

Desta forma, melhoras o metabolismo corporal, combates a retenção de líquidos e também ajudas o bom funcionamento do intestino.

1 – Como fazer?

Os principais alimentos com estas propriedades que devem ser consumidos com regularidade são:

  • Folhas de cor verde-escuro: São ricas em substâncias anti-inflamatórias que ajudam no funcionamento do organismo
  • Probióticos como iogurtes naturais e kefir: Melhoram a flora intestinal e o sistema imunitário
  • Sumos cítricos: Limão, laranja, maracujá e abacaxi são ricos em antioxidantes
  • Água: Ajuda a eliminar as toxinas através da urina
  • Gengibre: Forte ação antioxidante e anti-inflamatória

Aumenta o consumo destes alimentos, evita bebidas alcoólicas, doces e carnes vermelhas processadas, além de alimentos fritos em óleo.

Em pouco tempo vais perceber que o teu organismo está a funcionar melhor, proporcionando mais bem-estar e disposição.

Detox mental

As toxinas podem ter também origem no meio ambiente, no stress, nas emoções e no trabalho. Basicamente tudo, de uma forma ou outra, pode interferir no bem-estar e equilíbrio das pessoas.

Assim, se convives com energia negativa, como angústia, tristeza, ansiedade ou qualquer outra emoção que possa atrapalhar a tua saúde mental, também podes sofrer com as toxinas.

Fazer um detox mental significa adotar hábitos que ajudem a superar os sentimentos e situações más, invés de agires de maneira impulsiva.

À medida que percebes como digerir os teus sentimentos, vais gastar menos energia com emoções negativas, sensação de desgaste, culpa e sobrecarga de responsabilidade.

1 – Como fazer?

O detox mental pode ser feito com a adoção de alguns hábitos que envolvem o teu bem-estar emocional, como:

  • Praticar a gratidão: Gasta alguns minutos do dia para pensares em todas as coisas boas que te rodeiam
  • Ter uma boa vida social: Uma das melhores dicas para afastar a tristeza é estares rodeada de pessoas com energia positiva
  • Praticar o autocuidado: O segredo para a autoestima é investires em ti mesma. Faz exercícios, meditação, o que te proporcionar mais bem-estar
  • Não guardar rancor: Guardar sentimentos maus faz mal à tua saúde mental. Trabalha o perdão e o amor
  • Controlar o stress: Adota uma alimentação saudável, tem boas noites de sono e pratica exercícios para acabares com o stress

Trabalhar todos estes aspetos do detox vai transformar a tua vida, dando mais saúde e bem-estar, tanto a nível físico como mental. Elimina tudo o que é nocivo para ti e vive de maneira mais plena e feliz!

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Como funciona a bioquímica das emoções
Saúde e Bem Estar

Como funciona a bioquímica das emoções

Quando falamos em emoções, logo pensamos em algo totalmente abstrato. Não é comum as relacionarmos com reações biológicas e químicas do corpo. Porém, os conceitos

5 tipos de difusores usados na Aromaterapia
Saúde e Bem Estar

5 tipos de difusores usados na Aromaterapia

Sabias que existem vários tipos de difusores que podes usar na Aromaterapia que potencializam os óleos essenciais? A inalação direta do frasco costuma ser uma