AVISO: A produção e envio dos produtos disponíveis na Loja apenas será retomado a 18 de agosto.

A importância da implementação de uma vida saudável como um todo

Quando falamos sobre ter um estilo de vida saudável, a primeira coisa que nos vem à cabeça é cuidar da alimentação e do corpo. E fazemo-lo através de uma dieta balanceada e exercícios físicos.

De facto, isso é parte importante para ter hábitos saudáveis. Mas, para ter uma vida saudável de forma plena é preciso trabalhar outros aspetos. Estes incluem a saúde mental e emocional, visando o bem-estar.

Para compreenderes a importância de ter uma vida saudável como um todo, elaboramos este artigo. Aqui explicamos-te a conexão entre corpo e mente para promover uma rotina com mais qualidade e felicidade.

Vida saudável: O que é preciso para viveres de forma plena?

De acordo com a própria Organização Mundial de Saúde, o conceito de saúde pode ser definido como o bem-estar mental, físico e social.

Isso porque para ter uma vida saudável não basta cuidares dos aspetos fisiológicos. É preciso também teres especial atenção aos fatores psíquicos que têm grande influência no nosso bem-estar.

Corpo e mente não trabalham de forma independente um do outro, pelo contrário. Podemos dizer que existe entre eles uma relação simbiótica. Quando um não está bem, certamente o outro também não estará.

A seguir, apresentamos-te os princípios básicos para quem procura implementar um estilo de vida saudável como um todo.

1 – Alimentação

Ter uma alimentação saudável faz uma grande diferença na vida de qualquer um. Pode ajudar-te a:

  • Melhorar o sistema imunitário
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Melhorar o humor
  • Ajudar a promover perda de peso
  • Aumentar a capacidade de concentração

Por isso, é preciso teres uma dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários. Mas é importante dares prioridade a alimentos de origem orgânica e natural ao invés dos processados. Este é o ponto inicial para ter uma vida mais saudável.

2 – Saúde mental

Muitas vezes, quando falamos de saúde mental, é comum pensarmos somente nas doenças mentais. Mas implica muito mais do que a ausência de doenças.

É difícil manter uma saúde mental constante. Existem sempre períodos em que estaremos mais stressados, mais tristes ou ansiosos e isso é completamente normal.

A saúde mental está relacionada com a maneira que reagimos às exigências da vida. E também com o modo que harmonizamos desejos, sentimentos, eventos, capacidades ou emoções.

Trabalhar estes aspetos é importante para fortalecer a autoestima e segurança em ti mesma. Só desse modo vais alcançar o equilíbrio necessário para enfrentares as dificuldades que inevitavelmente vão surgir.

3 – Sono com qualidade

A privação do sono pode culminar com sintomas graves em termos emocionais ou físicos. Falamos de desenvolvimento de diabetes, depressão, obesidade, doenças renais e comprometimento do sistema imunitário.

Com uma rotina agitada e cada vez mais apressada, a média de horas que as pessoas dormem é de 6 a 8 horas durante a semana. E ao fim de semana é de 7 a 8 horas.

Mas, a recomendação para ter um sono com qualidade é de pelo menos 8 horas por dia. Prioriza o descanso e vais sentir a diferença na forma como encaras o dia a dia.

4 – Atividade física

Todos sabemos que praticar exercício físico pode trazer diversos benefícios para a saúde. Além de melhorar o funcionamento do organismo como um todo.

Mas o que muitos se esquecem, é que praticar exercício não deve ser visto apenas como um hobby, e sim como um hábito para a vida.

Experimenta começar com 30 minutos de atividades todos os dias e obterás resultados que te proporcionam uma vida saudável.

5 – Momentos de lazer

É importante teres, pelo menos, um momento de lazer no dia a dia. O ser humano só será plenamente feliz quando conseguir realizar as atividades que tanto gosta.

Experimenta sair mais com os amigos, começar a ler um bom livro, entrar num clube, visitar outros locais e até mesmo viajar.

Sabemos que é praticamente impossível manter todos estes aspetos da nossa vida em equilíbrio. Mas o importante é dares o teu máximo para te sentires bem.

Ao teres uma vida saudável vais garantir longevidade e uma existência mais plena e feliz!

PARTILHA ESTE ARTIGO