7 dicas para voltares à rotina diária sem stress

7 dicas para voltares à rotina diária sem stress

PARTILHA ESTE POST

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

O regresso ao trabalho, às obrigações e à rotina diária frequentemente trazem consigo muitas preocupações, ansiedade e stress.

Dificuldade de concentração, dores de cabeça, insónias, angústia e outros sintomas são comuns. E isso acaba por culminar na diminuição da produtividade.

No pior cenário, e quando fazemos algo que não gostamos, a ansiedade por voltar à rotina começa ainda durante as férias. E, isso acaba por estragar os últimos dias de descanso e tranquilidade.

Mas não precisas de sofrer por antecipação. Para acabar com essa preocupação em relação à volta à rotina, deixamos-te 7 dicas que te vão ajudar a enfrentar este período de adaptação!

Rotina diária: Como minimizar a ansiedade por voltar

O regresso ao trabalho é inevitável. Portanto, é preciso encarar este momento da melhor forma para que a volta à rotina diária seja o mais tranquila possível.

Para te ajudar nessa missão, deixamos-te 7 dicas que te vão dar mais confianças e preparação  para o fim das férias e do descanso.

1 – Encara o processo de regresso com naturalidade 

É importante aceitares que é natural estares ansiosa com o regresso à rotina. Sintomas como a dificuldade em adormecer ou acordar, baixa concentração e défice de produtividade nos primeiros dias de trabalho são marcos da readaptação.

Por isso não valorizes demais estes sentimentos.

2 – Tem algum tempo entre a folga e a volta

Se tiraste longos períodos de férias, folgas ou licença, voltar pode ser mais difícil.

Para ajudar a reduzir a ansiedade é interessante teres pelo menos um dia entre a chegada a casa e o retorno à rotina.

Procura não apanhar o último voo ou chegar de carro no mesmo dia que vais voltar ao trabalho. Além de não descansares o suficiente, não te garante tempo para aproveitares e organizares as coisas com calma.

3 – Organiza-te com antecedência

Para que o teu regresso ao trabalho seja mais fácil é fundamental que faças todos os possíveis para teres tempo de te organizar.

Não deixes para arrumar as coisas no dia em que vais voltar ao trabalho. Tira um ou dois dias antes para organizar documentos, roupas, ou outros itens que serão necessários na rotina diária.

4 – Controla a ansiedade 

É normal voltares à rotina e sentires-te um pouco perdida em relação aos afazeres. Ainda para mais se foi após um longo período.

Por isso, é essencial que controles essa ansiedade e resolvas uma coisa de cada vez. Não adianta fazeres 10 coisas ao mesmo tempo, pois é possível que nem todas saiam exatamente como desejas.

5 – Faz pausas durante o dia

É interessante que faças intervalos entre um trabalho e outro. Pode ser o momento de te levantares para beber água, café ou até mesmo de comer um snack.

Tem consciência que esses minutos não se podem transformar em horas, pois são apenas uma maneira de relaxares antes de retomar o foco.

6 – Aproveita programas fora do trabalho

Para não sentires que tens uma rotina enfadonha, é interessante fazeres algumas atividades divertidas fora do escritório.

Combina um happy hour com os teus colegas, visita a casa de amigos ou marca um jantar romântico.

Pode até mesmo ser uma sessão de cinema com pipocas em casa junto da família. O importante é fazeres algo que te deixe relaxada, assim como manter a vida social para te sentires bem contigo mesma.

7 – Não fiques triste pelo fim do descanso

Os dias de descanso podem ter chegado ao fim, mas o tempo de lazer não. Existem fins de semana, folgas e momentos do dia em que não se trabalha.

Estes momentos são perfeitos para dedicares às atividades que mais gostas, pelo que devemos encarar o fim das férias apenas como o início de outros momentos bons que estão por vir.

Leva estas dicas contigo na volta à rotina diária e tem dias sem stress e preocupações de maior!