7 alimentos que ajudam a reforçar o sistema imunitário

PARTILHA ESTE POST

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

E se fosse possível reforçar o sistema imunitário através da alimentação?

Alimentos não são exatamente medicamentos, mas muitos deles têm nutrientes básicos para manter o corpo em boas condições.

Entre outras coisas, a boa alimentação contribui para melhorar a resposta do corpo a várias doenças, atuando no sistema imunitário e tornando-o mais eficiente. E neste momento angustiante que vivemos, toda a ajuda no reforço da nossa saúde é bem-vinda.

Reforçar o sistema imunitário: 7 alimentos que deves consumir

Às vezes os alimentos que comemos impedem-nos de adoecer e ajudam a reduzir os sintomas de constipações, gripes e outras doenças que nos afetam, principalmente no inverno.

Estes são alguns dos alimentos que os especialistas recomendam pela sua capacidade de reforçar o sistema imunitário.

1 – Alho
É saudável por diferentes razões. Antigamente era usado para combater infeções, por ser um antibacteriano eficaz, antiviral e antifúngico. Reduz a pressão sanguínea e retarda o endurecimento das artérias. As propriedades imunitárias do alho são devidas à sua considerável concentração de compostos de enxofre, como a alicina. Previne constipações e combate a febre.


2 – Amêndoas
A vitamina E é a chave para um sistema imunitário saudável. É uma vitamina lipossolúvel, o que significa que precisa de gordura para ser adequadamente absorvida. As amêndoas, assim como nozes e outros frutos secos, têm ambos. Cerca de 46 amêndoas sem casca fornecem-te quase a dose diária total recomendada de vitamina E.


3 – Mirtilos
Possuem um composto flavonóide chamado atocianina, que lhe confere uma cor escura, com propriedades antioxidantes e protetoras.
São especialmente valiosos para o sistema de defesa do trato respiratório. Um estudo descobriu que as pessoas que os consumiam em quantidade eram menos propensas a ter infeções respiratórias e constipações.

4 – Canja de galinha
Quando estás doente, uma canja de galinha não é apenas um placebo para te fazer sentir melhor.
Combate os sintomas de constipação e também é preventiva para outras doenças. Quando os vírus invadem os tecidos do trato respiratório superior, o corpo responde causando inflamação.
Os glóbulos brancos movem-se para a área e defendem-se causando muco. Aparentemente, os ingredientes da canja de galinha interrompem o movimento das células e impedem o aparecimento de muco associado ao frio.
Frango e peru têm muita vitamina B6. Cerca de 100 gramas de carne fornecem entre 40 e 50% da dose diária conveniente.
Esta vitamina desempenha um papel importante em muitas das reações químicas que o corpo produz.
É vital na produção de glóbulos vermelhos saudáveis, e o caldo resultante da fervura dos ossos contém gelatina, condroitina e outros nutrientes que apoiam a saúde, a imunidade do intestino e ajudam a reforçar o sistema imunitário no geral.

5 – Batata-doce
Contém betacaroteno abundante, que por sua vez fornece vitamina A, boa para a pele e previne os danos causados pelos raios ultravioleta. A batata-doce tem poucas calorias e uma boa proporção de fibras.

6 – Brócolos
Fornecem numerosos minerais e vitaminas, incluindo A, C e E, além de antioxidantes e fibras. A melhor maneira de obter todos os seus nutrientes é cozinhá-los o mínimo possível… Ou, melhor, comê-los crus.

7 – Cogumelos
O selénio, juntamente com as vitaminas B riboflavina e niacina, são alguns dos seus componentes básicos para aumentar as defesas.
Também são ricos em polissacarídeos (moléculas com açúcar) que desencadeiam a função imunitária.
Se queres apostar em reforçar o sistema imunitário, coloca estes alimentos na tua lista de compras da próxima vez que precisares mesmo de ir ao supermercado.