5 dicas para poupar durante as férias

PARTILHA ESTE POST

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

A verdade é que algumas dicas simples podem fazer toda a diferença para aproveitares com maior tranquilidade os dias de folga. Viajar, relaxar, conhecer lugares novos, tudo isso faz parte de um dos períodos mais aguardados do ano: as férias!

Apesar de muitos planearem com alguma antecedência, é comum que outros extrapolem nos gastos.

Provavelmente devido à excitação proporcionada pelo momento, muitos turistas acabam por gastar mais do que o esperado. E, isso certamente não é bom para o bolso ou orçamento mensal da família.

Mas é possível fazeres uma viagem inesquecível, e aproveitares muito bem as férias sem precisares gastar além do previsto. A seguir deixo-te algumas dicas para poupar e ainda assim desfrutar destes dias únicos.

Férias: 5 dicas para poupar e continuar com as finanças em dia

Depois de muitos dias de trabalho cansativo e stressante, todos merecemos um tempo para descansar e relaxar durante as férias.

Mas, para não torná-las um pesadelo com dívidas e gastos além da conta, é preciso ter em mente algumas dicas de ouro que farão toda a diferença na hora de poupar durante a viagem. Conhece-as de seguida.  

1 – A escolha do destino

A primeira dica pode até parecer óbvia, porém é deixada de lado por muitos turistas mais animados. Escolher o destino não envolve somente optar pelo lugar que mais desejas conhecer. Envolve também escolher aquele que teu bolso pode pagar.

É preciso ter os pés no chão e escolher entre destinos que são possíveis de alcançar de acordo com a tua realidade financeira.

Isso não é motivo para decepção, pois existem infinitos lugares para se conhecer, inclusive próximos de onde vive, com muitas opções de lazer. Basta pesquisares e teres a mente aberta.

2 – Viagens de avião

Comprar viagens de avião pode sair mais barato se souberes alguns truques. Escolher períodos de baixa temporada e não comprar os bilhetes com uma antecedência muito grande são dois desses truques.

Isso não quer dizer que deves deixar tudo para última hora. Mas, garantir as passagens com mais ou menos 2 meses de antecedência é um bom período para ter ótimos descontos na hora da compra.

3 – Alojamento

O alojamento é certamente um dos maiores gastos em qualquer viagem. Porém é possível poupar se souberes escolher bem onde será a estadia.

Os hotéis são, sem dúvida, a escolha mais comum dos viajantes. Mas entretanto existem outras opções que podem sair bem mais em conta e são igualmente confortáveis.

Uma delas são os hostels, com acomodações mais simples e geralmente coletivas. Além de mais baratos do que os hotéis, estas acomodações proporcionam também uma troca cultural com outros turistas, enriquecendo ainda mais a experiência.

Mas, se não gostas muito de espaços compartilhados, alugar uma casa ou apartamento pela ferramenta Airbnb pode ser a melhor opção. É possível reservar espaços muitos interessantes por preços bastante convidativos.

4 – Alimentação

Os gastos com alimentação também costumam ser bastante elevados, especialmente se visitares um local bastante turístico, onde os preços em bares e restaurantes geralmente são acima da média.

Porém, se escolheres um alojamento com cozinha, não vai ser preciso fazer todas as refeições fora. E assim consegues economizar bastante na viagem.

É claro que deves ir conhecer restaurantes e a cozinha local, afinal a experiência gastronómica também faz parte das férias. Mas é possível equilibrar os gastos fazendo algumas refeições em casa.

5 – Anda a pé

Para poupares ainda mais nessas férias, escolhe locais onde é possível andares a pé ou de transportes públicos.

Alugar carros ou depender de taxis pode encarecer muito a viagem. A par disso pode inclusivamente impedir-te de conhecer alguns pontos turísticos por teres extrapolado a verba.

A andar ou de transportes públicos poderás aproveitar ainda mais a experiência de conheceres novos lugares.

Viajar é, sem dúvida, a melhor maneira de aproveitar as férias. Por isso organiza-te, arruma as malas e coloca as nossas dicas em prática para teres dias proveitosos sem prejudicar as finanças.