4 dicas para poupar nesta altura

4 dicas para poupar nesta altura

PARTILHA ESTE POST

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Poupar nesta altura de pandemia e crise é imperativo, mas muitas pessoas não conhecem dicas para poupar. Envolver a sua família neste projeto é muito benéfico e seguindo algumas dicas, todos os membros sairão a ganhar.

O hábito de poupar pode tornar-se viciante e, se partilhar este hábito e o promover na sua família, constrói uma vida económica melhor para todos.

Poupar é um hábito com grandes benefícios e podemos começar por frisar:

  • Ensina a ser prevenido
  • Ajuda a ser disciplinado
  • Melhora as suas finanças pessoais
  • Contribui para a sua paz de espírito
  • Pode fazer render o seu dinheiro

Deve saber que nunca é tarde para começar a sua poupança, pode começar com algumas dinâmicas e convidar os seus pais e irmãos.

Se, por outro lado, já tem a sua própria família, incluir os seus filhos neste tipo de atividades contribui para o futuro deles. Isso porque estará a incutir-lhes um hábito que lhes dará uma melhor qualidade de vida.

Dicas para poupar: 4 opções simples e práticas 

Existem muitas técnicas para poupar em família. Há algumas mais eficazes do que outras e existem algumas muito divertidas. Mas o principal é a perseverança, disciplina e comprometimento que podemos investir em toda a dinâmica. Lembre-se de que é um esforço de equipa.

Todos podem contribuir de uma maneira ou de outra, dependendo das suas condições e capacidade financeira.

Se já se convenceu e encontrou esta motivação para começar a economizar, não pare! Com estas 4 dicas para poupar, pode fazê-lo em família e até divertir-se.

1 – Estabeleça objetivos comuns

Se todos os membros caminharem em direção ao mesmo objetivo, isso facilita a colaboração. Definir uma meta para poupar mantém a motivação constantemente.

Pagar a mensalidade do crédito habitação, comprar o carro que deseja ou mesmo uma viagem é a desculpa perfeita para colocar toda a família a poupar dinheiro.

2 – Economize com jogos e ideias simples

Ensinar o hábito e a importância de economizar aos membros mais jovens da família deve ser divertido e atraente para eles.

Uma dinâmica divertida é: coloque num mealheiro todas as moedas que lhe sobram no fim do dia. É como uma caça ao tesouro, e quando encher o seu mealheiro, terá a recompensa pelo seu esforço.

3 – Cuide das despesas da casa

Poupar é cuidar das despesas em casa. É importante monitorizar o consumo de luz, gás, água, alimentação…

Por exemplo, em casa, cada membro pode ser responsável por um setor: um dos membros é o gestor da eletricidade, controlando a poupança de luz. Outro membro controla o gasto moderado de água, gás, alimentos…

Quando as contas dos serviços chegarem, notará que todos juntos conseguiram reduzi-las e que conseguiram poupar dinheiro.

Lembre-se! Estas dicas para poupar não servem apenas para gastar menos dinheiro, mas também contribuir para as mudanças climáticas no nosso planeta.

4 – Evite despesas desnecessárias e concentre-se nas prioridades

Uma boa economia familiar baseia-se no fato de que as despesas não devem exceder o rendimento. Somente assim, a família terá maior capacidade financeira.

Muitas vezes o que gastamos em restaurantes ou passeios casuais, acaba por gerar despesas mais altas do que o que tinha orçamentado.

Obviamente, não é mau ter momentos de diversão e entretenimento com a família. Mas é importante que juntos mantenham um orçamento controlado.

Espero que estas dicas para poupar o ajudem. Queremos que adote este hábito para fazer face à crise que vivemos neste momento.