4 dicas para poupar nesta altura

4 dicas para poupar nesta altura

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Poupar nesta altura de pandemia e crise é imperativo, mas muitas pessoas não conhecem dicas para poupar. Envolver a sua família neste projeto é muito benéfico e seguindo algumas dicas, todos os membros sairão a ganhar.

O hábito de poupar pode tornar-se viciante e, se partilhar este hábito e o promover na sua família, constrói uma vida económica melhor para todos.

Poupar é um hábito com grandes benefícios e podemos começar por frisar:

  • Ensina a ser prevenido
  • Ajuda a ser disciplinado
  • Melhora as suas finanças pessoais
  • Contribui para a sua paz de espírito
  • Pode fazer render o seu dinheiro

Deve saber que nunca é tarde para começar a sua poupança, pode começar com algumas dinâmicas e convidar os seus pais e irmãos.

Se, por outro lado, já tem a sua própria família, incluir os seus filhos neste tipo de atividades contribui para o futuro deles. Isso porque estará a incutir-lhes um hábito que lhes dará uma melhor qualidade de vida.

Dicas para poupar: 4 opções simples e práticas 

Existem muitas técnicas para poupar em família. Há algumas mais eficazes do que outras e existem algumas muito divertidas. Mas o principal é a perseverança, disciplina e comprometimento que podemos investir em toda a dinâmica. Lembre-se de que é um esforço de equipa.

Todos podem contribuir de uma maneira ou de outra, dependendo das suas condições e capacidade financeira.

Se já se convenceu e encontrou esta motivação para começar a economizar, não pare! Com estas 4 dicas para poupar, pode fazê-lo em família e até divertir-se.

1 – Estabeleça objetivos comuns

Se todos os membros caminharem em direção ao mesmo objetivo, isso facilita a colaboração. Definir uma meta para poupar mantém a motivação constantemente.

Pagar a mensalidade do crédito habitação, comprar o carro que deseja ou mesmo uma viagem é a desculpa perfeita para colocar toda a família a poupar dinheiro.

2 – Economize com jogos e ideias simples

Ensinar o hábito e a importância de economizar aos membros mais jovens da família deve ser divertido e atraente para eles.

Uma dinâmica divertida é: coloque num mealheiro todas as moedas que lhe sobram no fim do dia. É como uma caça ao tesouro, e quando encher o seu mealheiro, terá a recompensa pelo seu esforço.

3 – Cuide das despesas da casa

Poupar é cuidar das despesas em casa. É importante monitorizar o consumo de luz, gás, água, alimentação…

Por exemplo, em casa, cada membro pode ser responsável por um setor: um dos membros é o gestor da eletricidade, controlando a poupança de luz. Outro membro controla o gasto moderado de água, gás, alimentos…

Quando as contas dos serviços chegarem, notará que todos juntos conseguiram reduzi-las e que conseguiram poupar dinheiro.

Lembre-se! Estas dicas para poupar não servem apenas para gastar menos dinheiro, mas também contribuir para as mudanças climáticas no nosso planeta.

4 – Evite despesas desnecessárias e concentre-se nas prioridades

Uma boa economia familiar baseia-se no fato de que as despesas não devem exceder o rendimento. Somente assim, a família terá maior capacidade financeira.

Muitas vezes o que gastamos em restaurantes ou passeios casuais, acaba por gerar despesas mais altas do que o que tinha orçamentado.

Obviamente, não é mau ter momentos de diversão e entretenimento com a família. Mas é importante que juntos mantenham um orçamento controlado.

Espero que estas dicas para poupar o ajudem. Queremos que adote este hábito para fazer face à crise que vivemos neste momento.

DESCOBRE MAIS ARTIGOS

Emoções e óleos essenciais Qual a ligação
Saúde e Bem Estar

Emoções e óleos essenciais: Qual a ligação

Certamente alguém já te recomendou a aromaterapia para te ajudar a lidar com algumas emoções. O ceticismo de muitos acerca das propriedades dos óleos essenciais

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D
Saúde e Bem Estar

Tudo o que precisas saber sobre a Vitamina D

A Vitamina D é um nutriente essencial utilizado pelo nosso corpo para diversos processos vitais, como a construção e manutenção de ossos fortes. É comumente