Quando falamos sobre ter um estilo de vida saudável, a primeira coisa que nos vem à cabeça é cuidar da alimentação e do corpo. E fazemo-lo através de uma dieta balanceada e exercícios físicos.
De facto, isso é parte importante para ter hábitos saudáveis. Mas, para ter uma vida saudável de forma plena é preciso trabalhar outros aspetos. Estes incluem a saúde mental e emocional, visando o bem-estar.
Para compreenderes a importância de ter uma vida saudável como um todo, elaboramos este artigo. Aqui explicamos-te a conexão entre corpo e mente para promover uma rotina com mais qualidade e felicidade.
Vida saudável: O que é preciso para viveres de forma plena?
De acordo com a própria Organização Mundial de Saúde, o conceito de saúde pode ser definido como o bem-estar mental, físico e social.
Isso porque para ter uma vida saudável não basta cuidares dos aspetos fisiológicos. É preciso também teres especial atenção aos fatores psíquicos que têm grande influência no nosso bem-estar.
Corpo e mente não trabalham de forma independente um do outro, pelo contrário. Podemos dizer que existe entre eles uma relação simbiótica. Quando um não está bem, certamente o outro também não estará.
A seguir, apresentamos-te os princípios básicos para quem procura implementar um estilo de vida saudável como um todo.
1 – Alimentação
Ter uma alimentação saudável faz uma grande diferença na vida de qualquer um. Pode ajudar-te a:
- Melhorar o sistema imunitário
- Melhorar a qualidade do sono
- Melhorar o humor
- Ajudar a promover perda de peso
- Aumentar a capacidade de concentração
Por isso, é preciso teres uma dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários. Mas é importante dares prioridade a alimentos de origem orgânica e natural ao invés dos processados. Este é o ponto inicial para ter uma vida mais saudável.
2 – Saúde mental
Muitas vezes, quando falamos de saúde mental, é comum pensarmos somente nas doenças mentais. Mas implica muito mais do que a ausência de doenças.
É difícil manter uma saúde mental constante. Existem sempre períodos em que estaremos mais stressados, mais tristes ou ansiosos e isso é completamente normal.
A saúde mental está relacionada com a maneira que reagimos às exigências da vida. E também com o modo que harmonizamos desejos, sentimentos, eventos, capacidades ou emoções.
Trabalhar estes aspetos é importante para fortalecer a autoestima e segurança em ti mesma. Só desse modo vais alcançar o equilíbrio necessário para enfrentares as dificuldades que inevitavelmente vão surgir.
3 – Sono com qualidade
A privação do sono pode culminar com sintomas graves em termos emocionais ou físicos. Falamos de desenvolvimento de diabetes, depressão, obesidade, doenças renais e comprometimento do sistema imunitário.
Com uma rotina agitada e cada vez mais apressada, a média de horas que as pessoas dormem é de 6 a 8 horas durante a semana. E ao fim de semana é de 7 a 8 horas.
Mas, a recomendação para ter um sono com qualidade é de pelo menos 8 horas por dia. Prioriza o descanso e vais sentir a diferença na forma como encaras o dia a dia.
4 – Atividade física
Todos sabemos que praticar exercício físico pode trazer diversos benefícios para a saúde. Além de melhorar o funcionamento do organismo como um todo.
Mas o que muitos se esquecem, é que praticar exercício não deve ser visto apenas como um hobby, e sim como um hábito para a vida.
Experimenta começar com 30 minutos de atividades todos os dias e obterás resultados que te proporcionam uma vida saudável.
5 – Momentos de lazer
É importante teres, pelo menos, um momento de lazer no dia a dia. O ser humano só será plenamente feliz quando conseguir realizar as atividades que tanto gosta.
Experimenta sair mais com os amigos, começar a ler um bom livro, entrar num clube, visitar outros locais e até mesmo viajar.
Sabemos que é praticamente impossível manter todos estes aspetos da nossa vida em equilíbrio. Mas o importante é dares o teu máximo para te sentires bem.
Ao teres uma vida saudável vais garantir longevidade e uma existência mais plena e feliz!